O serviço online de edição de textos Google Docs está recebendo um novo recurso de organização. A novidade é um sistema de abas que permite a você criar tópicos dentro de um documento e acessá-lo por meio de um menu na lateral esquerda da tela.
Com a novidade, agora é possível separar um documento de texto muito longo ou que terá assuntos diferentes com vários colaboradores. Dessa forma, fica mais fácil encontrar uma determinada seção do arquivo e também navegar pelos tópicos, como se fosse um sumário interativo.
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As abas podem ser criadas por qualquer um dos usuários com privilégios de edição e são identificadas por um nome e um emoji. É possível criar ainda ramificações de uma categoria, como subtópicos ou etapas de um projeto.
Como explica a Google, a função é especialmente útil para separar um projeto em orçamento, objetivos e ideias; diferenciar soluções para clientes ou regiões diferentes; ou até manter de forma documentada uma série de reuniões sem que seja necessário criar um novo documento para cada encontro.
Quando os menus chegam ao Google Docs?
O sistema de abas e o menu lateral será lançado para todos os usuários do Google Docs, desde os assinantes do Google Workspace até quem tem uma conta gratuita da companhia. A ativação será automática nas versões web, Android e para dispositivos da Apple.
A disponibilização da função é gradual e depende da região. Usuários devem ganhar acesso à novidade a partir de agora, com prazo máximo até o final de outubro.
Além do novo sistema de abas, serviços do pacote de editores de conteúdo da Google têm recebido adições frequentes. Nos últimos meses, o Google Drive passou a legendar vídeos pessoais automaticamente, enquanto serviços como o próprio Docs estão ganhando um assistente de inteligência artificial (IA) para ajudar na elaboração de conteúdos.
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