YouTube começa a esconder o botão de pular anúncios no celular

1 min de leitura
Imagem de: YouTube começa a esconder o botão de pular anúncios no celular
Imagem: GettyImages

A plataforma de vídeos YouTube está implementando mudanças sutis na forma com que você assiste aos anúncios no serviço. A novidade mais recente envolve a publicidade exibida antes de um novo vídeo no aplicativo para smartphones.

Como aponta o site Android Police, agora o YouTube esconde o botão "Pular" (Skip, no original em inglês) da tela até a contagem de segundos de visualização obrigatória terminar. Além disso, o temporizador que faz a contagem regressiva para que você possa saltar o clipe também sumiu do app.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A tela sem o botão de saltar, ainda no começo da exibição (topo) e com ele já liberado (abaixo).A tela sem o botão de saltar, ainda no começo da exibição (topo) e com ele já liberado (abaixo).Fonte:  Android Police 

Anteriormente, o usuário podia ficar mais preparado para saltar o anúncio com o botão visível, mas que só se tornava clicável após um tempo. Agora, há mais chances de que você preste atenção na propaganda e talvez até assista ela na íntegra.

A companhia tem feito experimentos parecidos na versão web para desktop, colocando na tela um retângulo que "bloqueia" o botão de saltar o vídeo até o momento em que ele se torna obrigatório. Por enquanto, o recurso parece ser um teste limitado a algumas regiões e não foi implementado globalmente. Até o momento, o YouTube não se pronunciou sobre a mudança.

YouTube e a saga dos anúncios

Há algum tempo, a plataforma de vídeos da Google tem tomado várias medidas para tentar aumentar a retenção do público no serviço ao mesmo tempo em que amplia a quantidade de anúncios e vai atrás de quem burla ilegalmente a exibição deles.

Entre os experimentos, a plataforma exibe anúncios até quando você pausa um vídeo e mostra publicidades mais longas na TV. Além disso, quem usa bloqueadores para pular as propagandas acaba se deparando com uma tela estática e sem conseguir assistir ao conteúdo.

Uma das alternativas oferecidas pelo serviço é a assinatura da modalidade Premium, que mostra vídeos sem propagandas. No Brasil, atualmente custa R$ 24,90 por mês na assinatura individual.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.