O domínio do Google sobre o negócio de anúncios nas buscas, que aparentemente era intocável, começa a ser ameaçado pelo avanço de novas tecnologias. Conforme apontou o The Wall Street Journal na segunda-feira (7), tanto o TikTok quanto as empresas de inteligência artificial podem tomar parte desse mercado em breve.
Sucesso entre o público jovem, o app de vídeos curtos passou a oferecer às marcas a possibilidade de direcionar publicidade aos usuários da plataforma com base nas pesquisas feitas por eles. A novidade se assemelha bastante ao principal modelo adotado pela companhia de Mountain View.
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Anteriormente, o TikTok não permitia a segmentação de anúncios pelas palavras-chaves.Fonte: Getty Images/Reprodução
Alguns anunciantes já tiveram a oportunidade de testar a modalidade, se comprometendo a investir pelo menos US$ 10 mil mensais durante dois meses, no mínimo. A maioria alcançou resultados positivos, segundo a agência de publicidade digital Tinuiti, principalmente nas áreas de eletrônicos de consumo, vestuário e beleza.
Mesmo contando com apenas 3,4% de participação no mercado de anúncios digitais nos Estados Unidos, o TikTok deve ver sua receita com publicidade aumentar em 38,1% ao final deste ano, conforme estimativas. A plataforma tem informado aos anunciantes que possui um volume global de pesquisas diárias superior a 3 bilhões, de acordo com a publicação.
A ameaça da IA
Outra estratégia com potencial de abocanhar uma fatia dominada pela big tech é a da Perplexity, startup de IA que tem o fundador da Amazon, Jeff Bezos, entre os apoiadores. A empresa planeja começar a exibir anúncios em meio às respostas geradas na sua plataforma ainda em outubro.
No mês passado, a tecnologia processou aproximadamente 340 milhões de pesquisas, com 46% delas levando a perguntas adicionais, mostrando o potencial de alcance do modelo. A companhia permitirá que os anunciantes patrocinem essas buscas extras como forma de aumentar a interação entre usuários e marcas.
Segundo a publicação, espera-se que a participação do Google no mercado de buscas de anúncios nos EUA caia pela primeira vez em mais de uma década para menos de 50%, em 2025. Além do TikTok e da IA, a Amazon também representa uma ameaça para o domínio da gigante de Mountain View, podendo chegar a 22,3% de participação este ano.
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