O Instagram dificilmente ganhará um feed separado sem recomendações, para você receber apenas conteúdos de quem você segue ou adicionou. A conclusão veio do próprio CEO do Instagram, Adam Mosseri, que também é responsável pelo Threads — que é a única rede social da Meta que conta com uma aba "Seguindo" em separado.
Durante uma sessão de perguntas e respostas com usuários, Mosseri conta que os resultados dos testes do Instagram com um feed sem recomendações de usuários ou postagens não foram positivo para a companhia. "Claro que pensamos sobre isso, testamos isso e tentamos inúmeras vezes", explica o CEO.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Porém, de acordo com ele, a recepção nesses experimentos era mista e havia um efeito negativo no aplicativo como um todo. "No geral, todo mundo que estava lá [no teste] usa o Instagram menos e menos com o passar do tempo e, quando perguntados coisas como 'o quão satisfeito como você está com o Instagram?', eles na verdade dizem estar menos felizes com o Instagram e isso aumenta mais e mais com o tempo, em média", explica.
Adam Mosseri, CEO do Instagram.Fonte: GettyImages
Além disso, como efeitos secundários, os amigos desses usuários também passariam a usar menos a plataforma, além de engajar menos nas postagens com curtidas ou comentários. "E aí tem todas essas outras coisas e vai ficando pior e pior, rapidamente", conclui o executivo.
O futuro das redes sociais da Meta
Em resposta ao grupo de usuários que "de fato quer chegar ao conteúdo das suas conexões mais rapidamente", Mosseri tem uma resposta relativamente animadora sobre futuros recursos nas redes.
De acordo com ele, o Instagram já lançou algumas alternativas para amenizar as sugestões — como suspender elas por um mês e sinalizar usuários favoritos só com os contatos mais próximo. "Mas eu tenho certeza de que há mais que podemos fazer e vamos continuar explorando mais nesse espaço", promete.
O Threads recentemente chegou a 200 milhões de usuários, conquistados pouco mais de um ano depois do seu lançamento. Já o Instagram segue lançando novas ferramentas, incluindo uma conta voltada para o público adolescente e ainda mais opções de personalização.
Fontes
Categorias