Desde que chegou ao Brasil em 2019, a Shopee tem sido uma das plataformas de e-commerce mais queridas e usadas no país. Mesmo com tanta gente comprando e vendendo no site, há ainda quem fique com dúvida sobre a segurança na plataforma, que se destaca pela grande quantidade de cupons e vantagens oferecidas aos clientes.
Por isso, é importante conhecer algumas das características da Shopee que garantem toda a sua proteção na hora de adquirir ou vender seus produtos por lá. Vamos ver quais são?
1. Plataforma de renome internacional
(Fonte: Shopee / Reprodução)Fonte: Shopee
A Shopee foi fundada em 2015 – ou seja, já tinha 4 anos de história antes de chegar por aqui. Hoje, a plataforma vende para boa parte do mundo e possui escritórios em mais de 8 países, o que assegura que a empresa continua em expansão e é bem aceita em vários mercados.
E o Brasil, aliás, foi o país escolhido para ser a primeira casa da Shopee fora da Ásia. Ou seja, a empresa tem um escritório por aqui com uma equipe formada por brasileiros. Isso tudo certifica a segurança no seu atendimento e traz agilidade no gerenciamento de suas necessidades.
2. Vendedores nacionais e internacionais
A Shopee opera como um empresa intermediadora entre os lojistas e os consumidores. Isso quer dizer que não é a plataforma exatamente que comercializa os produtos, mas sim os vendedores que se cadastraram nela.
Assim, o consumidor consegue ter acesso a diversos produtos ofertados por pessoas do seu país, mas também a muitos vendedores internacionais. Contudo, a mediação fica na responsabilidade da Shopee, facilitando a compra e o atendimento a qualquer questão que for necessária. Isso, sem dúvida, aumenta a segurança em relação a uma compra direta que fosse feita com um vendedor que você não conhece.
3. Aplicativo confiável
Pode conferir nas avaliações de sua loja de apps: os compradores costumam avaliar bem o aplicativo da Shopee Brasil, tanto que ele aparece entre os melhores na categoria de compras.
O aplicativo tem pouquíssimo relatos de falhas e sua nota, deixada pelas avaliações dos usuários, é altíssima. Isso quer dizer que dá para confiar que toda a transação vai acontecer de forma segura.
4. Segurança dos dados
(Fonte: Shopee / Reprodução)Fonte: Shopee
Quando a gente faz uma compra online, precisa ter certeza que os dados que colocaremos na plataforma vão ser manipulados de forma segura. Isso é importante, pois há cada vez mais golpes digitais que se sustentam justamente no roubo de dados.
Por isso, é importante que suas informações fiquem protegidas dentro do app que você usa. A Shopee atua de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e tem uma política clara quanto ao uso deles, que são empregados apenas para esses fins:
- Processar as suas compras através das comunicações com métodos de pagamento;
- Enviar notificações sobre problemas de serviço e ações incomuns da conta;
- Proteger a segurança pessoal e os direitos, propriedade e segurança de terceiros;
- Conexão segura com certificado SSL.
5. Avaliação de outros clientes
Outro aspecto legal e que visa trazer mais segurança aos clientes é que a Shopee valoriza a opinião de sua comunidade. Em cada produto que você consulta, é possível olhar as avaliações deixadas por outros compradores, a partir de notas, imagens e comentários.
Essas informações são valiosas e podem ser usadas por você para analisar se a compra que deseja fazer realmente vale a pena.
6. Rastreamento dos pedidos
(Fonte: Shopee / Reprodução)Fonte: Shopee
Todos os pedidos que você faz na plataforma podem ser acompanhados. Ou seja, depois de efetivar a compra, você não fica no escuro até que ela chegue à sua casa. No aplicativo, você consegue conferir o status da entrega, e pode também receber notificações sempre que houver uma mudança no processo.
Você rastreia as suas compras ao acessar seu perfil na aba “Eu” > “Minhas Compras”. Lá você poderá encontrar o status de cada pedido em andamento e os que já foram encerrados.
7. Garantia Shopee
Para além disso tudo, a plataforma oferece a Garantia Shopee, um mecanismo que protege as compras dos usuários ao reter o pagamento ao vendedor até que o pedido tenha chegado ao cliente.
O período para usar esse serviço baseia-se no cálculo entre os Dias para Enviar (DTS) do vendedor e Tempo de Entrega Estimado, que começa a partir da data de confirmação do pagamento do seu pedido. Ou seja: se o vendedor não enviar o pedido no tempo estimado, o cliente automaticamente recebe o valor de volta.
Já para os pedidos enviados pelo vendedor, o usuário precisa confirmar o recebimento ou então pedir o reembolso dentro do período válido. Isso traz a segurança que, caso fique insatisfeito com o que recebeu, poderá devolver a compra e reaver seu dinheiro.
Resumindo, dá para respirar tranquilo que a Shopee dá todas as garantias para que toda a sua negociação aconteça da melhor forma possível. Boas compras!
Categorias