Na madrugada deste sábado (31), o X (antigo Twitter) começou a ser bloqueado pelas operadoras no país e milhares de usuários brasileiros já não estão conseguindo acessar a plataforma. Em testes, a reportagem do TecMundo, que utiliza internet da Claro, não conseguia acessar a página. Tanto no aplicativo para celular quanto na versão do navegador do PC, a rede social informa que está com problemas para carregar.
A rede social foi bloqueada por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na última sexta-feira (30), ele ordenou a suspensão em todo o território nacional, já que a empresa não cumpriu ordem judicial de indicar um novo representante no Brasil.
Além de não ter indicado um representante, o X ainda infringiu outras determinações como não pagar uma multa de R$ 18 milhões. As multas foram impostas porque a rede social não efetuou o bloqueio de perfis investigados por supostos ataques à democracia.
O app do X (antigo Twitter) não carrega mais as novidades em testes realizado pelo TecMundo. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)
O ministro comunicou a decisão ontem à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que em 24 horas emitiu um alerta para todas as mais de 20 mil operadoras de internet que funcionam no Brasil.
Por causa da quantidade de operadoras no país, o horário em que cada efetuou o bloqueio variou. Por causa disso, algumas pessoas ainda estão com acesso liberado, o que mudará nas próximas horas. É importante lembrar que as VPNs seguem liberadas no Brasil, mas o uso delas para o acesso ao X é proibido.
Confusão entre Musk e a Alexandre de Moraes
A disputa entre Elon Musk, sua empresa X e a justiça brasileira já vem de alguns meses. Um dos fatos que gerou a maior desavença aconteceu em abril deste ano.
No dia 6 daquele mês, o bilionário realizou ataques diretos ao ministro Alexandre de Moraes. “Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”, questionou Musk respondendo a uma postagem do magistrado brasileiro.
Após várias publicações dizendo até mesmo que de Moraes deveria sofrer impeachment, Musk chegou a ser incluído em um inquérito que investigava as ações do empresário. Atualmente, Musk é investigado no Inquérito (INQ) 4957, que apura a suposta prática dos delitos de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.
The oppressive regime in Brazil is so afraid of the people learning the truth that they will bankrupt anyone who tries https://t.co/VgYPRJMXJv
— Elon Musk (@elonmusk) August 30, 2024
E apesar de o bloqueio do X ter sido uma medida considerada pesada, ela não surpreende. Por causa desse histórico entre o bilionário sul-africano e a justiça brasileira, a suspensão do antigo Twitter era esperada há algum tempo.
Em abril, a jornalista Andreza Matais, do UOL, chegou a publicar uma matéria dizendo que as operadoras de internet já tinham sido alertadas pela Anatel e estavam de prontidão para suspender a rede.