A plataforma de vídeos YouTube anunciou um novo recurso para criadores de conteúdo que tiveram o canal hackeado. A partir de agora, donos de perfis invadidos podem recorrer a um chatbot oficial do serviço.
O assistente é um recurso de inteligência artificial (IA) que fica embutido na página de ajuda do próprio YouTube. A partir de explicações fornecidas pelo dono do canal e a seleção de respostas pré-configuradas, é possível agilizar o atendimento.
O chat com o YouTube para recuperar canais hackeados. (Imagem: Ajuda do YouTube/Reprodução)Fonte: Ajuda do YouTube
Por enquanto, o recurso só está disponível em inglês e pode ser acessado a partir deste link. Para quem tem familiaridade com o idioma e quer ativar o chat, basta clicar no botão "Chat with our hacked channel assistant" e seguir o passo a passo.
Na conversa, você informa qual é a conta Google vinculada ao canal e qual é a atividade suspeita detectada — como a mudança da imagem de perfil ou a publicação de vídeos sem a sua autorização. Anteriormente, as solicitações eram feitas somente por meio da própria equipe do YouTube ou do suporte padrão da plataforma.
De acordo com o Google, o suporte pode ajudar quando contas foram hackeadas, sequestradas ou estão comprometidas por outras razões, como um malware que infectou a sua máquina ou o roubo de senhas por phishing.
A ferramenta, porém, não consegue resolver os problemas de invasão imediatamente, por mais que seja uma boa forma de triagem.
YouTube e IA
O serviço de vídeos do Google tem experimentado bastante com IA. Já são várias as ferramentas atualmente em fase de testes ou já implementadas que automatizam tarefas ou entregam sugestões de conteúdo a criadores e espectadores.
O YouTube está implementando, por exemplo, um "tira-dúvidas" de usuários, um auxiliar para sugerir até roteiros ou thumbs e um recurso que resume os pontos-chave de um vídeo ou de conjuntos de comentários. Além disso, o YouTube Music já tem um recurso que cria rádios personalizadas na plataforma de streaming de músicas.
Fontes