Concurso de fotos tiradas com iPhone revela vencedores; veja os destaques

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

22/08/2024 - 12:452 min de leitura

Concurso de fotos tiradas com iPhone revela vencedores; veja os destaques

Fonte : IPPAWARD/Erin Brooks

O tradicional concurso iPhone Photography Awards (IPPAWARDS) anunciou na última quarta-feira (21) os vencedores da sua décima sétima edição. A premiação reconhece as melhores fotografias tiradas usando diferentes modelos e recursos do smartphone da Apple.

A imagem que ganhou na categoria principal é da norte-americana Eric Brooks. Usando um iPhone 15 Pro Max, ela fotografou um menino vendo um tanque de tubarões em um aquário localizado em Tampa, cidade do estado da Flórida.

A foto vencedora de 2024.
A foto vencedora de 2024. (Imagem: IPPAWARD/Erin Brooks)

Já o prêmio de Fotógrafo do Ano ficou com Glen Wilbert, que capturou um momento de "congestionamento" de pessoas em uma aula de natação durante um curso de salva-vidas na Califórnia.

O vencedor de fotógrafo do ano.
O vencedor de fotógrafo do ano. (Imagem: IPPAWARD/Erin Brooks)

A grande maioria das imagens foi capturada com variantes da linha iPhone 15, mas há vencedores que usaram gerações anteriores do celular — incluindo do iPhone 11, lançado em 2019.

Concurso global tem brasileiro como destaque

O IPPAWARDS também separa vencedores por estilo ou temas. Neste ano, foram concedidos prêmios nas seguintes categorias: Abstrato, Animais, Arquitetura, Crianças, Paisagem Urbana, Paisagem Natural, Estilo de Vida, Natureza, Pessoas, Retrato, Objetos Inanimados, Viagem, Séries e Outros.

O Brasil tem um representante entre os vitoriosos: Daniel de Cerqueira, premiado com o primeiro lugar na categoria Crianças com a foto "No balanço da Infância", que mostra uma pessoa em uma rede em Búzios, no Rio de Janeiro.

A foto tirada por um brasileiro e vencedora da categoria
A foto tirada por um brasileiro e vencedora da categoria "Crianças". (Imagem: IPPAWARD/Erin Brooks)

Você pode conferir toda a lista de imagens vencedoras, incluindo quem ficou em segundo e terceiro lugar em cada uma das categorias clicando aqui.

Os participantes de qualquer parte do mundo podem cadastrar livremente as imagens no concurso, desde que feitas com iPhone e nunca antes publicadas profissionalmente — perfis em redes sociais pessoais não contam neste caso. É possível usar softwares de edição do iOS ou lentes compatíveis.

Sem relação com a Apple, a competição traz prêmios que incluem barras de ouro e platina, além de certificados. O próximo concurso já está com inscrições abertas para envio até 31 de março de 2025, com o pagamento de taxas por cada fotografia enviada para a competição.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes