TV é o 2° aparelho mais usado para acessar a internet no Brasil, diz IBGE

1 min de leitura
Imagem de: TV é o 2° aparelho mais usado para acessar a internet no Brasil, diz IBGE
Imagem: GettyImages

A smart TV é o segundo dispositivo mais usado por brasileiros para acessar a internet, revelou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE. Cerca de 49,8% da população usa o aparelho para conectar à rede.

Entre 2022 e 2023, o número de pessoas que usa a TV para acessar a internet aumentou 2,3 pontos percentuais. Ao mesmo tempo, a conexão por computador diminuiu significativamente desde 2016, chegando a 34,2% no ano passado.

Em primeiro lugar, como é de se esperar, está o celular: cerca de 98,8% dos entrevistados usa o portátil para acessar a internet. O uso do tablet, porém, não mudou entre 2022 e 2023, mantendo-se em 7,6% — o menos utilizado do grupo.

A Smart TV é o segundo dispositivo mais utilizado por brasileiros para acessar a internet. (Imagem: Getty Images)A Smart TV é o segundo dispositivo mais utilizado por brasileiros para acessar a internet. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

O uso da TV para acessar à internet cresceu significativamente desde 2016. Naquele ano, somente 11,3% dos entrevistados utilizava o eletrodoméstico para se conectar a internet. Na pesquisa de 2019, o número mais que dobrou, chegando a 32,2%.

A TV é o segundo dispositivo mais utilizado para acessar a internet. (Imagem: IBGE/Reprodução)A TV é o segundo dispositivo mais utilizado para acessar a internet. (Imagem: IBGE/Reprodução)Fonte:  IBGE/Reprodução 

A pesquisa avaliou hábitos dos consumidores, chegando a levantar quantos estudantes da rede pública e da rede privada utilizam a internet: ao todo, 89,1% dos alunos de instituições públicas estão conectadas, enquanto a rede privada mantém 97,6%.

O levantamento também mostrou as principais finalidades da internet no dia a dia. Assistir a programas, séries e filmes é a atividade mais comum, chegando a 87,6%; seguido por redes sociais (83,5%); e músicas, rádio e podcast em terceiro (82,4%).

A PNAD Contínua entrevistou 186,9 milhões de pessoas. Do grupo, apenas 12% não acessaram a internet nos últimos três meses.



Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.