O mensageiro nativo do TikTok agora tem suporte para grupos. A novidade, anunciada nesta segunda-feira (12), permite que até 32 pessoas participem de um mesmo chat.
A introdução dos chats coletivos no TikTok atendem uma das únicas diferenças entre o app e o seu principal concorrente, o Instagram. No app da Meta, grupos podem abrigar até 250 pessoas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O TikTok é uma plataforma pautada em vídeos, então os grupos são uma boa solução para compartilhar seus melhores achados na rede com amigos e familiares. A conversa é um espaço aberto para troca de mensagens, stickers e vídeos.
TikTok agora suporta chats em grupo de até 32 pessoas.Fonte: GettyImages
Contudo, nem todos têm acesso aos grupos do TikTok: usuários com 13-15 anos não podem utilizar a função. Além disso, o público com 16-17 anos tem restrições importantes:
- Somente seguidores mútuos podem adicioná-los em grupos;
- O usuário não pode entrar em um grupo por um link sem que pelo menos um membro seja um seguidor mútuo;
- Grupos criados pelo usuário têm entrada controlada por padrão.
Para complementar a segurança no app, a plataforma também adicionou funções para silenciar ou bloquear grupos inteiros. Também é possível reportar mensagens específicas ou até toda a conversa.
Como criar um chat em grupo no TikTok?
A criação de grupos no TikTok está disponível na caixa de entrada do aplicativo. Para abrir um novo chat, siga os passos:
- No aplicativo, abra a aba "Caixa de Entrada";
- Toque no menu "Mais opções" do canto superior esquerdo;
- Selecione os perfis que deseja adicionar ao grupo.
Após criar um grupo, você pode alterar o nome, adicionar membros e compartilhar o chat para outra pessoas.
A plataforma também implementou mecanismos para evitar que a ferramenta seja utilizada para spam: o app limita a quantidade de grupos criados por um usuário e quantas vezes uma mensagem pode ser encaminhada.
Aparentemente, a novidade é distribuída de forma gradativa. A redação do TecMundo já conseguiu ver a função em ação no app.
Fontes