A plataforma de vídeos YouTube iniciou os testes de um novo recurso com inteligência artificial (IA). A novidade é o Brainstorm with Gemini, que aproveita a capacidade da plataforma e do modelo de linguagem da própria Google.
A função é voltada para criadores de conteúdo e donos de canais que precisam de inspiração na hora de desenvolver novos materiais. Ao solicitar ajuda ao Gemini, o youtuber recebe sugestões de título e criação de imagem de miniatura (thumbnail).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A tela de geração de conteúdos do Gemini que ajuda a construir roteiros.Fonte: YouTube
Além disso, a IA também pode traçar uma ideia de roteiro com base em uma temática, apontando os principais pontos que devem ser abordados. Como o recurso ainda está em fase experimental, a própria Google alerta que os conteúdos exibidos "variam em qualidade, podem ser imprecisos ou inapropriados", exigindo uma revisão humana.
Como exemplo, o YouTube mostrou um comando sobre um vídeo com resorts acessíveis na Suíça. De resultado, o Gemini indicou um roteiro que comece com uma introdução sobre o país e o objetivo do clipe, depois passando pelos fatores levados em conta e só então indo para a seleção de estabelecimentos.
Mais testes no YouTube
Por enquanto, o Brainstorm with Gemini está em fase de testes com uma pequena quantidade de criadores de conteúdo. Em nota enviada ao site TechCrunch, o YouTube confirmou que vai expandir a função caso ela seja bem avaliada nos experimentos.
A plataforma de vídeos está constantemente testando novos recursos: atualmente, ela prepara um novo formato de exibição de anúncios e uma forma de notas da comunidade que corrigem ou complementam um conteúdo.
Funções que usam IA também estão em alta no serviço, com um "tira-dúvidas" de usuários e um recurso que cria rádios personalizadas na plataforma de streaming de músicas.
Categorias