O Google Chrome está testando uma ferramenta que permitirá enviar pequenos pagamentos aos proprietários de sites como forma de recompensar pela qualidade do material disponibilizado. Detalhes da funcionalidade foram revelados pelo BleepingComputer na terça-feira (6).
Intitulada “Monetização da Web”, a novidade possibilita que o leitor contribua com suas páginas favoritas oferecendo doações de valores variados à medida que interage com os conteúdos postados. O recurso está atualmente em desenvolvimento e deve ficar disponível para qualquer site, em breve.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Usando a ferramenta, o internauta poderá colaborar com seus sites favoritos.Fonte: Getty Images/Reprodução
A função “fornece uma maneira para que criadores de conteúdo e proprietários de sites sejam compensados por seu trabalho sem depender apenas de anúncios ou assinaturas”, como explica o Google. Mesmo quem não conta com monetização em sua página poderá ter uma fonte de receita alternativa, desde que produza materiais de boa qualidade que atraia doações.
O recurso de monetização da web no Chrome ainda não tem previsão de lançamento para o público em geral. Por enquanto, a ferramenta é testada com um grupo de usuários selecionados, sem nenhum cronograma que indique quando será lançada.
Contribuições serão voluntárias
O suporte ao recebimento de doações pelo Google Chrome será adicionado aos sites por meio de uma tag HTML. Quando o elemento estiver incorporado a uma página, o visitante visualizará uma notificação informando que ela está apta a receber contribuições de forma simplificada via browser.
A tag contém informações sobre o sistema de pagamento aceito, ajustado conforme as necessidades do site. Já o internauta efetuará os pagamentos usando os dados de cartões salvos no navegador, com a possibilidade de escolher quando a doação ocorrerá e o valor que deseja enviar.
Cabe ressaltar que o envio de contribuições financeiras para os criadores de conteúdo que aderirem à nova API de monetização da Web do Chrome será voluntário, como observa a publicação.
Fontes