Chrome está perto de implementar regras que ameaçam seus adblockers

1 min de leitura
Imagem de: Chrome está perto de implementar regras que ameaçam seus adblockers
Imagem: GettyImages

O Google está mais perto de tornar o Manifest V3 obrigatório em extensões para o Chrome. Recentemente, usuários foram informados que alguns de seus complementos (incluindo bloqueadores de anúncios) podem parar de funcionar em breve.

Em desenvolvimento desde 2018, o Manifest V3 é uma nova base para extensões construídas para o Chromium. A estrutura define características importantes para complementos de navegador, incluindo APIs.

Ao longo do desenvolvimento do recurso, o Google recebeu inúmeras queixas: o novo Manifest V3 não comporta APIs necessárias para adblockers, inviabilizando algumas dessas ferramentas.

A nova plataforma de extensões do Google, Manifest V3, ameaça a eficiência de bloqueadores de anúncios. (Imagem: Getty Images)A nova plataforma de extensões do Google, Manifest V3, ameaça a eficiência de bloqueadores de anúncios. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

Desde junho, o Google começou a abandonar o Manifest V2, versão anterior do padrão de extensões. A mudança era exclusiva de versões de teste do Chrome (Dev, Beta e Canary).

Contudo, aparentemente o fim do Manifest V2 parece estar se aproximando da versão estável. Usuários relatam que o app do Google passou a notificá-los de que algumas de suas extensões podem deixar de ser suportadas em breve.

Uma vez que o Manifest V3 se torna o padrão, o Manifest V2 ainda poderá ser utilizado, mas deverá ser habilitado de forma manual. Além disso, essa possibilidade é apenas temporária.

Manifest V3 ameaça adblockers

Uma das carências mais importantes do Manifest V3 é a API WebRequest. É através dela que muitos bloqueadores de anúncios populares se pautam para evitar a exibição de publicidade.

Segundo o Google, a nova plataforma possibilita a implementação de adblockers ainda mais eficientes, oferecendo mais opções para restringir a exibição de conteúdo.

A empresa menciona que o Manifest V3 já está implementado em 85% das extensões do Chrome. Fora dessa lista estão adblockers famosos, como o uBlock Origin, que continuará baseado no Manifest V2 e terá uma versão "Lite" construída no Manifest V3.

Por enquanto, é impossível prever quando o Manifest V3 se tornará um padrão obrigatório no Chrome. A mudança deve acontecer de repente, portanto confira se todas as suas extensões estão preparadas para a novidade.

De maneira geral, o Google defende que o Manifest V3 é uma plataforma para extensões que aprimora segurança, privacidade, performance e confiabilidade em todo o ecossistema de complementos.



Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.