Em parceria com o TSE, Google detalha iniciativas para as Eleições 2024

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Imagem: Wellington Arruda/TecMundo

O Google revelou nesta segunda-feira (05) os planos da empresa para contribuir com as eleições municipais de 2024 no Brasil. Os detalhes foram mostrados em um evento em São Paulo que contou com a presença do TecMundo.

Na conferência, a empresa explicou a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e como ele se desdobra em seus diferentes serviços. Várias das iniciativas já estão em vigor desde maio deste ano, enquanto outras serão implementadas com o início da campanha eleitoral.

Floriano de Azevedo Marques, ministro do TSE. (Imagem: TecMundo/Wellington Arruda)Floriano de Azevedo Marques, ministro do TSE. (Imagem: TecMundo/Wellington Arruda)Fonte:  TecMundo/Wellington Arruda 

As eleições municipais de 2024 no Brasil acontecem no dia 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro nas cidades que demandarem uma nova votação. Os cargos em disputa são de vereador e prefeito.

O que o Google planeja para as Eleições 2024

O buscador do Google vai passar a direcionar o brasileiro para páginas específicas de acordo com os termos pesquisados. Informações oficiais do TSE serão listadas para quem procurar por expressões como "título de eleitor", "como votar" e "onde votar".

No caso do YouTube, banners de utilidade pública sobre a regularização do título já circularam nos últimos meses. Eles serão substituídos por outros anúncios, agora sobre como votar e os resultados dos turnos, além de "painéis de informações e de checagem de fatos" em resultados de pesquisas no serviço de vídeos.

Novidades no YouTube incluem banners com informações oficiais. (Imagem: Getty Images)Novidades no YouTube incluem banners com informações oficiais. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

Até mesmo a IA da empresa, chamada de Gemini, foi modificada para as eleições brasileiras. Ela agora restringe respostas a prompts sobre a votação, no lugar sugerindo o uso do site de buscas. Além disso, a marca Play Badge deve ser procurada pelo usuário na loja digital do Android para evitar o download de aplicativos não oficiais do governo.

Os anúncios com conteúdo político-eleitoral já estão restritos no Google Ads, em conformidade com a resolução do TSE. Ao todo, foram 31 políticas de anúncios da empresa atualizadas só em 2023, algumas com aplicação imediata.

Alianças pela democracia

Entre as novas parcerias, o Google vai apoiar ferramentas de checagem de informações verídicas como o LupaScan, da Agência Lupa, e o Busca Fatos, do Aos Fatos.

A companhia confirmou ainda a doação da instituição filantrópica Google.org de mais de R$ 4 milhões para o programa de educação midiática Educamídia, do Instituto Palavra Aberta. A verba será usada na implementação de inteligência artificial (IA) no currículo, além de ajudar no treinamento de 50 mil professores e 1 milhão de estudantes de todo o Brasil nos próximos dois anos.

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