Bing 'copia' Google e testa IA para responder pesquisas rapidamente

1 min de leitura
Imagem de: Bing 'copia' Google e testa IA para responder pesquisas rapidamente
Imagem: GettyImages

O Bing agora usa inteligência artificial (IA) para complementar suas pesquisas na web. O buscador da Microsoft aproveita o poder dos grandes modelos de linguagem (LLM, na sigla em inglês) para formular respostas para perguntas de usuários.

De forma muito parecida com o AI Overview, o Bing combina a informação disponível na web em respostas rápidas no topo da página de resultados. No campo dedicado, são exibidos dados básicos sobre o assunto buscado, incluindo links para o conteúdo original.

Segundo a Microsoft, a nova ferramenta usa as capacidades de LLMs e modelos de linguagem reduzidos (SLMs). "[A ferramenta] entende os termos da busca, avalia milhões de fontes de informação, combina o conteúdo de forma dinâmica e gera os resultados em um layout gerado inteiramente por IA para atender a necessidade do usuário com mais eficiência", explica a Microsoft.

O Bing agora usa IA para apresentar respostas rápidas para buscas. (Imagem: Bing/Reprodução)O Bing agora usa IA para apresentar respostas rápidas para buscas. (Imagem: Bing/Reprodução)Fonte:  Bing/Reprodução 

Se o usuário pesquisa "O que é faroeste espaguete", por exemplo, a IA do Bing explica o subgênero cinematográfico e apresenta alguns dos melhores exemplos de filmes para conhecer o estilo.

A MS menciona que é ficará atenta ao impacto da ferramenta na audiência de veículos de notícias. De acordo com a empresa, dados preliminares apontam que a adição mantém o número de cliques em sites e apenas aprimora um ecossistema saudável.

IA pode cometer erros

A ferramenta do Bing chega meses depois da estreia do AI Overview do Google. A função da Gigante das Buscas, porém, não foi inaugurada da melhor forma possível, e recebeu críticas de usuários.

A IA do Google apresentava respostas bizarras, induzindo o usuário ao erro. A ferramenta chegou a dizer que cola branca é uma boa solução para fazer o queijo grudar melhor em pizzas, bem como recomendar cigarros para crianças.

A novidade com inteligência artificial do Bing está em acesso antecipado. A função está disponível para uma pequena quantidade de usuários e a Microsoft  não deu previsão para o lançamento definitivo do recurso.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.