Kamala Harris ainda não teve a candidatura à presidência dos Estados Unidos confirmada pelo Partido Democrata, mas sua equipe já trabalha no impulsionamento da provável concorrente de Donald Trump. Uma das estratégias adotadas é o uso de memes, que podem ajudar a aumentar sua popularidade entre os jovens.
A campanha da atual vice-presidente começou a usar, por exemplo, a postagem viral da cantora Charli XCX no X (antigo Twitter), feita no domingo (21). Em apoio à democrata, a estrela pop britânica escreveu que “Kamala é brat”, referindo-se ao seu disco mais recente, publicação com mais de 48 milhões de visualizações e 312 mil curtidas até o momento.
kamala IS brat
— Charli (@charli_xcx) July 22, 2024
Segundo explicou a artista em um vídeo no TikTok, o termo em inglês também serve para descrever jovens rebeldes e ousadas. Além disso, ela definiu o verde como uma cor associada à palavra, que já havia sido utilizada na divulgação do álbum, no início de junho, mobilizando famosos e fãs nas redes sociais.
O grupo que cuida da candidatura de Kamala não demorou a agir, adotando o tom esverdeado na conta oficial da campanha no X. De acordo com a Reuters, o perfil chegou a quase 1 milhão de seguidores pouco tempo depois da mudança, indicando que o uso de conteúdos virais pode ser decisivo para atrair o eleitorado mais jovem.
Emoji de coco
Outro sinal do apoio à candidatura de Kamala Harris nas redes sociais é a adoção do emoji de coco como símbolo extraoficial da campanha. O ícone, que viralizou no TikTok, se refere a um discurso da vice-presidente no ano passado, quando ela comentou sobre como a sua mãe lhe chamava a atenção.
Além de adotar o emoji de coco em suas postagens, TikTokers estão reproduzindo o áudio do discurso do coqueiro em milhares de vídeos na plataforma, dando ainda mais voz à candidata entre os usuários do aplicativo.
why did I stay up till 3am making a von dutch brat coconut tree edit featuring kamala harris and why can’t I stop watching it on repeat pic.twitter.com/hqcmerD1Pb
— ryan (@ryanlong03) July 3, 2024
Mesmo com o apoio de Joe Biden, Harris ainda precisa ter a candidatura à Casa Branca confirmada pelos democratas, havendo a possibilidade de surgirem outros nomes. Isso deve acontecer durante a convenção do partido marcada para a segunda quinzena de agosto.