Xô, bots! X (antigo Twitter) terá opção que impede envio de links em respostas a posts

1 min de leitura
Imagem de: Xô, bots! X (antigo Twitter) terá opção que impede envio de links em respostas a posts
Imagem: GettyImages

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, está em fase de testes de uma nova função de privacidade. A novidade permite ao usuário regular se outras pessoas podem ou não postar links nas respostas a uma publicação.

Essa novidade pode ser ativada antes de uma postagem com a marcação de uma caixa. Assim como o usuário já determina se quem ele não segue ou mencionou na conversa pode comentar, será possível escolher também se qualquer conta será capaz de enviar endereços para outros sites.

O recurso foi descoberto pelo desenvolvedor Nima Owji, que costuma encontrar mecanismos em fase de experimentação na rede social. O diretor sênior de Engenharia de Segurança no X, Christopher Stanley, confirmou que foi a sua equipe que criou a configuração.

Até o momento, não há previsão ou confirmação de que essa configuração vai virar um recurso padrão no X ou quanto tempo ele vai levar para ser implementado de fato.

Novo recurso pode ajudar contra spam

Apesar de não detalhar a função da novidade, o X parece apostar na função como mais uma arma para combater o spam e a alta quantidade de robôs na plataforma. As postagens automatizadas são a principal preocupação de Elon Musk desde que ele comprou a rede social, há cerca de um ano e meio.

Além disso, a configuração pode ajudar a reduzir a quantidade de publicações aproveitadoras, de pessoas que tentam promover seus trabalhos ou vaquinhas virtuais em publicações de alto engajamento.

Elon Musk, dono do X. (Imagem: Getty Images)Elon Musk, dono do X. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

Por outro lado, alguns usuários já criticam a função antes mesmo de ela estrear. O motivo é a preocupação com a limitação no envio de links úteis, além de possíveis argumentos para desmentir postagens falsas, por exemplo. Caso isso aconteça, a única forma de combater desinformação na rede seria a partir das Notas da Comunidade, que exige a participação de outros usuários.

Recentemente, a plataforma passou a ocultar o histórico de visualização de curtidas de outros usuários, o que também não foi bem recebido por parte da comunidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.