Elon Musk quer tirar empresas da Califórnia por causa de lei que protege pessoas trans

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk quer tirar empresas da Califórnia por causa de lei que protege pessoas trans
Imagem: GettyImages

Os escritórios do X (antigo Twitter) e SpaceX serão realocados para o Texas, anunciou Elon Musk ontem (16). A decisão acontece após a aprovação de uma lei relacionada identificação de crianças como transgênero em escolas da Califórnia.

"Essa foi a gota d'água", disse Elon Musk no X, antigo Twitter. "Por causa desta lei e de muitas outras que a precederam, atacando tanto famílias como empresas, a SpaceX irá agora mudar a sua sede de Hawthorne, Califórnia, para Starbase, Texas", continuou.

O bilionário diz ter "deixado claro" para o governador da Califórnia, Gavin Newsom, que leis desse tipo "forçariam" famílias e companhias a sair do estado para "proteger as crianças".

A nova lei que enfureceu Elon Musk proíbe escolas públicas da Califórnia de notificarem qualquer pessoa, incluindo pais e responsáveis, caso as crianças se identifiquem como transgênero.

Outros motivos

Contudo, essa pode não ser a única razão para a mudança de endereço dos escritórios do X. O custo de vida no Texas é menor, o estado cobra menos impostos e a legislação ambiental é menos rigorosa.

Boa parte das empresas de Elon Musk já estão situada no Texas. A Tesla anunciou a mudança em 2021, enquanto a SpaceX, companhia espacial do bilionário, tem sua base de lançamento, centro de controle e fábrica também no estado.

Elon Musk tem uma filha transgênero, mas não tem mais relação com ela desde 2022. A mulher alterou o nome legalmente e disse que não queria ter qualquer relação com o pai biológico.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.