O Threads completa um ano de existência nesta sexta-feira (05). Lançada com muita expectativa, a percepção de muita gente após esses doze meses é que a plataforma tem ficado cada vez mais parecida com o X (antigo Twitter). Um executivo da Meta discorda dessa ideia e diz, ainda, que a rede social é uma “evolução” da empresa de Elon Musk.
“A gente não vê como uma cópia [do X], mas sim como uma evolução. As plataformas trabalham em velocidades diferentes e têm muitos anos de diferença. Por ser uma praça pública onde as conversas estão acontecendo, o Threads pode passar um sentimento de cópia, mas o fato é que ele tem a intenção de conectar as pessoas e proporcionar boas conversas”, garantiu Felipe Kozlowski, Líder de Parcerias com Criadores da Meta no Brasil, durante evento online com jornalistas ontem (04).
O representante da big tech dona do Facebook, Instagram e WhatsApp ressaltou que a companhia está feliz com os resultados apresentados pelo Threads. O software foi lançado apenas com uma versão mobile e chegou a registrar recordes de 30 milhões de usuários em apenas 24 horas.
O Threads foi lançado com um objetivo de ser um microblog, já que esta função não estava presente nem no Instagram e nem no Facebook. (Imagem: Justin Sullivan/Getty Images)
Kozlowski comentou que a empresa acompanhou essa evolução desde julho de 2023 e que acredita “estar no caminho certo”. Atualmente, o Threads tem 175 milhões de usuários mensais, ou seja, pelo menos 175 milhões usaram pelo menos uma vez o app no último mês.
“Os criadores estão criando conteúdo, se expressando, expandindo suas audiências da própria plataforma e de outros lugares como o Instagram, além de estarem criando novas comunidades”, argumentou.
Oscilação e polêmicas
O Threads foi lançado com muita expectativa – inclusive a minha, já que considerei que ele tinha potencial de acabar com o Twitter. Porém, após estes 12 meses, não é incomum encontrar alguém que acha que a rede “flopou”.
Desde 5 de julho de 2023, a plataforma passou por oscilações de usuários e chegou a registrar debandadas de pessoas que ficaram curiosas de início, mas depois saíram do site.
“A queda foi natural, já que no começo tínhamos poucas features. Houve mesmo esse declínio, mas o Threads foi evoluindo e subiu de novo no gráfico. Nós buscamos relevância, boas atualizações, melhorias na experiência etc. Hoje [o Threads] já tem enquete, gif, hashtag que nós chamamos de tag. Então o produto foi ficando melhor”, defendeu Kozlowski.
O Threads continuará interconectado com o Instagram e Facebook. (Imagem:Justin Sullivan/Getty Images)
O líder de Parcerias com Criadores da Meta no Brasil admitiu que o Threads ainda não tem o engajamento do X, mas defendeu que isso é normal. “Demora para criar novos hábitos e o X está aí há muito tempo”, disse.
E outra polêmica enfrentada pela jovem rede social foi em relação a sugestão de conteúdos. Por ser interligada com o Facebook e Instagram, muitas pessoas recebiam sugestões de conteúdos sensuais e eróticos para se deslocarem para o Threads. O representante da Meta confessou que esse problema ainda existe, mas que o trabalho para diminuir esse tipo de sugestão continua.
O Threads parece que tenta atraiar usuários apelando para posts sensuais. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)
“A gente mitigou e diminuiu bastante [a sugestão de conteúdos sensuais]. Mas esse é um trabalho consistente, já que queremos diminuir esse tipo de negatividade na plataforma. O bem-estar é um dos focos que a gente tem e o trabalho é grande para acabar com esse tipo de coisa”.
E qual o futuro do Threads?
Se pensarmos que o Facebook tem 20 anos, que o antigo Twitter tem 18 anos e que o Instagram tem 13 anos, o Threads ainda tem um longuíssimo caminho pela frente. E atingir essa maturidade é a intenção da Meta, pelo menos segundo seus executivos. Felipe Kozlowski garantiu que a plataforma não será encerrada.
Uma das brincadeiras que os usuários faziam era de que o Threads era um “Twitter pacificado”. No início, uma publicação do apresentador Luciano Huck, dizendo que o espaço não teria ódio, viralizou e muita gente brincou que a rede poderia ter um perfil meio “coxinha”. E o representante da Meta não nega que a intenção é justamente fazer com que a beligerância não chegue ao Treads.
- Veja também: Orkut e outras 7 redes sociais que foram esquecidas
“É intencional que [o Threads] seja um ambiente menos tóxico, mais favorável à troca de ideias, com conversas sobre diversos temas. O Threads é focado no bem-estar e em oferecer uma experiência positiva para usuários e criadores de conteúdo”, destacou.
Publicado por @lucianohuckVer no Threads
Falando sobre o futuro, o executivo contou que a próxima grande novidade deve ser os trendings topics. Essencial para saber sobre o que as pessoas estão falando, o recurso está sendo testado nos Estados Unidos e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Falando sobre sugestões de melhorias, mas que ainda não estão no roadmap da empresa, Kozlowski citou que o Threads pode ganhar no futuro ferramentas de monetização, agendamento e rascunho de posts.