Adeus ao Koo: rede social é encerrada após fracasso nas tentativas de fusão

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Imagem: Koo/Divulgação

A rede social Koo está chegando ao fim após tentativas frustradas de receber investimentos que poderiam garantir a continuidade da plataforma, anunciaram os cofundadores, Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, no LinkedIn. O comunicado de despedida foi publicado nesta quarta-feira (03).

Como explicaram os executivos na nota conjunta, a empresa surgiu com o ambicioso plano de conquistar um espaço de destaque em meio ao concorrido mercado global de mídia social. No entanto, os altos custos necessários para continuar o projeto iniciado em 2020 dificultaram a sua manutenção.

O passarinho amarelo era o símbolo do Koo. (Imagem: Wikimedia Commons)O passarinho amarelo era o símbolo do Koo. (Imagem: Wikimedia Commons)Fonte:  Wikimedia Commons 

Na tentativa de garantir a continuidade, a rede social indiana demitiu parte da equipe de funcionários em 2023 e abriu negociações para a venda do negócio ou fusão com outras marcas. O agregador de conteúdo Dailyhunt foi uma das empresas com as quais a plataforma do passarinho amarelo negociou, mas o acordo acabou não sendo concluído.

Avaliado em US$ 275 milhões, o Koo chegou a levantar cerca de US$ 66 milhões em investimentos. Porém, o aporte inicial não foi o suficiente para bancar a manutenção do negócio e sustentar suas operações — os cofundadores disseram que era necessário um investimento agressivo e de longo prazo para que a companhia se tornasse lucrativa.

Rivalizando com o X/Twitter e sucesso no Brasil

Lançada globalmente em 2022, a rede social indiana funcionava de forma parecida com o antigo Twitter, permitindo a publicação de mensagens de texto, compartilhamento de fotos e vídeos, curtidas e outros recursos. Com a venda do microblog para Elon Musk, foi apontada como alternativa para os usuários insatisfeitos.

Em seu auge, o Koo registrou 2,1 milhões de usuários mensais ativos e 10 milhões de usuários mensais, incluindo autoridades indianas, políticos e celebridades de outros países. A plataforma também fez sucesso entre os brasileiros, sendo bastante procurada nos momentos em que o Twitter estava fora do ar.

Na mensagem de despedida, Radhakrishna e Bidawatka agradeceram aos usuários, colaboradores, investidores e apoiadores, e disseram que pretendem retornar em breve.

“Quanto a nós, somos empreendedores de coração e vocês nos verão de volta à arena de uma forma ou de outra. Até lá, obrigado pelo seu tempo, atenção, bons desejos e amor. O passarinho amarelo diz seu último adeus”, finalizaram.

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