O empresário Mark Zuckerberg completa 40 anos nesta terça-feira (14). O norte-americano nasceu em 1984 na região metropolitana de Nova York. Desenvolvedor de softwares desde cedo, foi na Universidade de Harvard que ele desenvolveu o seu principal projeto — a rede social Facebook.
O bilionário hoje é CEO da Meta, um império que inclui apps como Instagram e WhatsApp, além de ter hábitos de vida como a paixão repentina pela luta-livre e o planejamento de um bunker.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A seguir, separamos mais alguns fatos interessantes para comemorar o aniversário do executivo.
1. Menino prodígio
Um dos primeiros programas criados por Mark foi a ZuckNet, um sistema de recados para ser usado pela família — em especial para falar com o pai, que era dentista e tinha um consultório em casa.
O programa era "muito parecido" com o lendário AOL Instant Messenger, que saiu logo depois.
2. Microsoft de olho
Quando estava no ensino médio, Zuckerberg criou um software de música chamado Synapse. Ele usava machine learning para indicar músicas e chamou atenção de gigantes. AOL e Microsoft ofereceram um emprego ao jovem e quiseram comprar o serviço, mas ele recusou as ofertas.
Mark testemunhou nos EUA após escândalos envolvendo o Facebook.Fonte: GettyImages
3. O clube dos bilhões
O CEO virou bilionário em 2008, quando tinha 23 anos. Na época, ele foi considerado o mais jovem do mundo a atingir esse patamar a partir de renda própria e não herança, de acordo com a revista Forbes.
4. Look do dia
O visual básico com a camiseta cinza virou marca registrada de Zuckerberg, que de fato se veste quase todos os dias da mesma forma. Segundo ele, isso ajuda a poupar tempo nas manhãs e tornar o começo do dia mais produtivo.
A roupa favorita do CEO.Fonte: GettyImages
5. Ele é daltônico
Mark tem deuteranopia, um tipo de daltonismo congênito. Ele tem dificuldades em diferenciar as cores verde e vermelho, mas não tem problemas ao enxergar o azul. A logo do Facebook ter o tom azulado foi justamente um pedido de Zuckerberg à agência de publicidade responsável.
- Saiba mais: Como desvincular o Instagram do Facebook?
6. Não gostou do filme
Em 2010, ele se manifestou sobre a A Rede Social, dirigido por David Fincher. O filme mostra a criação do Facebook, com um Mark arrogante e até desonesto.
O empresário disse que o roteiro "entendeu tudo errado" e reclamou que o enredo parece girar em torno do término de um relacionamento, como se "a única razão para criar o Facebook fosse garotas".
Jesse Eisenberg como Mark.Fonte: Sony Pictures
7. Designer de joias
Zuckerberg é casado com Priscilla Chan desde 2012 e o casal tem três filhas: Max, August e Aurelia. O noivado virou notícia na época por vários motivos, inclusive pelo anel da futura esposa.
Com design do próprio Mark, a joia tem um rubi no centro e dois diamantes — considerado "simples" e tendo custado cerca de US$ 25 mil.
8. Não é muito fã de TV
Em entrevistas, o CEO já disse não ter o hábito de ver televisão. Ele e Priscilla "preferem jogos de tabuleiro" e, em 2010, ele até pediu no Facebook uma dica de site para assistir aos jogos da Copa do Mundo por não ter um televisor em casa.
Fontes
Categorias