O comercial da Apple que mostra o novo iPad Pro, anunciado na terça-feira (7), está sendo duramente criticado por celebridades e o público geral em diversas redes sociais. No anúncio, instrumentos musicais, objetos de arte e bens que são referências icônicas da cultura humana são esmagados por uma prensa hidráulica, deixando apenas o tablet da marca no fim da destruição.
Em uma publicação no X (ex-Twitter), o CEO da Apple, Tim Cook, ressalta as que o novo iPad Pro é o produto mais fino, com a tela mais avançada e o processador mais poderoso já feito pela companhia. No final, ele pede para que o público imagine tudo o que poderá ser criado com o novo tablet da empresa.
A Apple tentou enfatizar o poder de criação do novo iPad Pro em uma época onde profissionais, artistas e especialistas em tecnologia têm criticado o avanço da IA pelo risco da tecnologia suprimir a criatividade humana e extinguir empregos.
Meet the new iPad Pro: the thinnest product we’ve ever created, the most advanced display we’ve ever produced, with the incredible power of the M4 chip. Just imagine all the things it’ll be used to create. pic.twitter.com/6PeGXNoKgG
— Tim Cook (@tim_cook) May 7, 2024
Logo, celebridades começaram a criticar a Apple pela ideia introduzida na campanha do novo iPad Pro. O ator britânico Hugh Grant acusa a Maçã de “destruir a experiência humana” na propaganda do tablet. Já a atriz e cineasta americana Justine Bateman disse que a Apple está “destruindo as artes” no comercial.
The destruction of the human experience. Courtesy of Silicon Valley. https://t.co/273XB3CfnF
— Hugh Grant (@HackedOffHugh) May 8, 2024
O post de Tim Cook já foi compartilhado mais de 30 mil vezes, e conta com muitos comentários negativos. Um usuário japonês disse no X que o ato de destruir ferramentas sem motivo é considerado “arrogante e ofensivo” no Japão.
O outro lado
Após a repercussão negativa do comercial do novo iPad Pro, a BBC entrou em contato com a Apple. A empresa explicou que o anúncio mostra a capacidade do dispositivo de entreter as pessoas, pois é possível consumir todo tipo de mídia (filmes, músicas, livros, jogos, etc.) em um dispositivo extremamente fino.
Contudo, a explicação da Apple parece não englobar tudo o que é destruído pela prensa hidráulica no anúncio, como esculturas, tubos de tinta e objetos de decoração.
Fontes