As notificações push são alertas pop-up pequenos e atrativos que os usuários recebem em seus dispositivos móveis ou PCs. Geralmente, esse tipo de notificação é enviado por um site, após a solicitação de adesão feita a um usuário.
Graças a essa natureza voluntária das notificações, essa estratégia oferece às marcas e aos anunciantes uma grande oportunidade de enviar mensagens a um público mais engajado e pronto para recebê-las.
Nesse artigo, entenda como as notificações push podem ajudar em diferentes casos, veja alguns exemplos para o mercado brasileiro e dicas extras dos especialistas da PropellerAds sobre como implementar o push na estratégia de marketing sem falhas.
Por que as notificações push são tão poderosas?
O que faz com que as notificações push sejam uma ótima opção para a maioria dos tipos de formatos e verticais? Abaixo, confira uma lista de pontos sobre essa estratégia.
1. Grande alcance
Como as notificações por push são exibidas diretamente no dispositivo ou no navegador de um usuário, elas são mais visíveis do que qualquer outro formato. Enquanto os meios comuns de anúncio exigem que o usuário navegue ativamente no site de um editor — por exemplo, os anúncios em banner são visíveis exclusivamente para quem está olhando a página da Web no momento —, as notificações por push aparecem na tela do smartphone ou computador mesmo quando o navegador está fechado.
Para se ter uma ideia, a PropellerAds, empresa de soluções de marketing e anúncios em escala global, conta com 2399,23 bilhões de impressões mensais com notificações por push, sendo 139 bilhões provenientes vêm do Brasil.
2. Alto nível de segmentação e personalização
A vantagem da segmentação entra no jogo quando uma marca lança uma campanha push em uma rede que oferece várias opções de segmentação, desde a idade e o sexo do usuário até interesses específicos. Por exemplo, na PropellerAds há públicos prontos que você pode escolher.
Diferentes públicos podem ser segmentados para oe nvio de notificações push. (Fonte: PropellerAds/Reprodução)
As notificações por push também podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do anunciante. Caso o usuário utilize ícones, imagens, textos, botões personalizados e emblemas, poderá aumentar significativamente as taxas de cliques.
Exemplo de como uma notificação por push pode ser pessoal. (Fonte: PropellerAds/Reprodução)
Nessa notificação em particular, as seguintes partes foram personalizadas:
- Banner horizontal: a imagem principal que chama a maior parte da atenção. Ela é visível para usuários do Android e do Windows. Em casos específicos, para MacOS, é necessário utilizar outros detalhes personalizáveis ao segmentar.
- Imagem de ícone: uma imagem menor visível para os usuários em todos os navegadores e sistemas operacionais.
- Título: a mensagem principal da notificação que explica claramente a oferta.
- Descrição: alguns detalhes importantes sobre a oferta.
- Botões: os botões de Aceitar/Recusar permitem que os usuários verifiquem ou ignorem sua oferta. No exemplo, o botão padrão "Accept" (Aceitar) foi alterado para "WOW" (UAU), um movimento muito mais atrativo!
- Emblema Push: um pequeno ícone adicional que, surpreendentemente, dá um grande impulso às CTRs das notificações push.
O próximo nível de personalização fica disponível quando o anunciante deseja programar o tempo de entrega. Nele, é possível selecionar quando os usuários receberão suas notificações, de modo que fusos horários diferentes ou alertas urgentes não sejam um problema.
3. Compatível com os nichos mais populares
As estatísticas da PropellerAds indicam que as mensagens push rápidas e precisas são boas opções para as verticais mais populares no Brasil. Segundo levantamento feito pela empresa, o volume de cliques correspondente às mensagens das principais verticais brasileiras, por temática, são:
iGaming | Social | Sorteios | Finanças | Utilities |
133 470 000 cliques | 53 540 000 cliques | 33 840 000 cliques | 41 050 000 cliques | 34 050 000 cliques |
4. Resultados excepcionais com o mínimo de esforço
Segundo relatório da PropellerAds, uma campanha de divulgação para promover um site social brasileiro gerou um ROI de 75%. Com criativos semelhantes ao da imagem.
O parceiro da marca se esforçou para obter os seguintes resultados (estatísticas do iMonetizeit) (Fonte: PropellerAds/Reprodução)
Impressões | Conversões | Receita | Lucro | ROI |
508344 | 7185 | $999,73 | $312,24 | 75% |
Esse é apenas um entre centenas de estudos de caso bem-sucedidos com notificações push para o Brasil.
Como implementar as notificações push em sua estratégia?
Outra grande vantagem das notificações por push é que elas são universais, não demonstrando limites quanto aos nichos que funcionam com maior sucesso.
Dependendo das suas necessidades, um anunciante pode usar as notificações push para promover produtos e serviços, dar um impulso extra ao seu conteúdo ou fazer do push uma parte dos seus esforços de marketing de afiliados.
Geração de Leads
As notificações por push funcionam perfeitamente quando uma marca deseja atrair novos clientes interessados em comprar seus produtos ou solicitar seus serviços.
Exemplo de um anúncio feito via notificação push. (Fonte: PropellerAds/Reprodução)
Algumas configurações inteligentes tornarão os esforços de LeadGen ainda mais eficazes. Primeiro, é a opção de lance de Goal de CPA: com ela, o anunciante define um preço de conversão e obtém leads por esse preço exato ou inferior (mas nunca superior!).
Outra dica é a segmentação precisa do público-alvo. Existem públicos-alvo personalizados prontos por interesses na PropellerAds, por exemplo, que ajudam a atrair os usuários mais engajados.
Conscientização da Marca
As notificações por push também podem ajudar o anunciante a buscar o maior alcance possível. O tráfego push, direcionado a um público mais amplo, pode trazer resultados excepcionais e novos usuários que podem se tornar seus clientes em potencial.
Se uma marca deseja atrair tráfego push pago para aumentar o reconhecimento da marca, poderá optar pelo modelo de preço CPC, em que paga por cliques. Além disso, há também o SmartCPC, uma versão refinada do CPC que faz a otimização automática para que você compre tráfego pelo menor preço possível.
Outra opção atrativa para campanhas de reconhecimento de marca é definir a frequência de cliques para 2 ou 3 cliques por 24 horas. Isso significa que seu anúncio continuará sendo exibido para o mesmo usuário até que ele clique nele até 2 ou 3 vezes em 24 horas.
Instalações de Aplicativos
A aquisição de usuários de aplicativos combina perfeitamente com a natureza das notificações push, que têm uma aparência especialmente nativa em dispositivos móveis.
(Fonte: PropellerAds/Reprodução)
A segmentação em todos os dispositivos, a definição de uma frequência de cliques para 1/24 e a escolha de CPC ou SmartCPC como modelo de lance é a maneira universal de promover conteúdo com o Push.
Os casos de uso das notificações por push não se limitam aos mais populares, existem muitos outros truques e macetes envolvidos nas campanhas push. Lembre-se de que há muito tráfego push de alta qualidade no Brasil, e você é bem-vindo para aproveitar ao máximo o seu poder.
Saiba mais sobre o Push e comece sua campanha. Aumente o seu alcance com a PropellerAds.
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