Destravando a produtividade: como começar a usar Copilot em uma empresa?

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O Copilot é um assistente de chatbot da Microsoft lançado em 2023 e vem conquistando cada vez mais espaço no setor profissional. Segundo a própria companhia, 70% de seus usuários disseram que a ferramenta ajudou a melhorar a produtividade, e cada vez mais pessoas devem explorar esses recursos nos próximos anos. 

Um dos setores que pode aproveitar as vantagens trazidas pela ferramenta é o de TI. Porém, a pergunta que fica no ar é: como começar e o de que forma é possível incluí-lo no plano de operações? É exatamente sobre isso que falaremos nas linhas a seguir. 

Por onde começar a usar o Copilot?

O Copilot tem despertado o interesse e a curiosidade de profissionais de TI em todo o mundo. Com recursos diversos, pode parecer difícil entender o que aplicar no dia a dia. Para começar, o ideal é entender todas essas possibilidades e focar nas que resolvem os problemas mais latentes da empresa. 

Leia a documentação oficial

Getty Images/ReproduçãoEstudar a documentação oficial do Copilot é o primeiro passo para começar a usá-lo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Primeiramente, é recomendável que os profissionais se familiarizem com a documentação oficial do Copilot. Para isso, é possível acessar o site oficial do software ou demais portais de confiança. 

Participe de webinars e workshops 

Participar de webinars e workshops específicos sobre o Copilot pode ser extremamente útil. Dessa forma, é possível entender melhor como a ferramenta funciona e como pode ser integrada ao fluxo de trabalho existente.

A interação com outros profissionais que têm experiência com o Copilot também pode fornecer ideias e dicas práticas para incrementar seu potencial. 

Comece atuando em projetos pequenos 

Uma abordagem prática para começar a usar o Copilot é experimentá-lo em projetos menores ou em partes específicas de um projeto maior 

Isso permite que os profissionais se acostumem com a interface e com as sugestões geradas. Além disso, essa abordagem permite ver a maneira como o Copilot pode ser integrado aos processos de forma eficiente. 

Qual recurso pode ser interessante apresentar para as equipes primeiro?

DellCopilot é uma excelente ferramenta para trabalho em equipe. (Fonte:Dell/Reprodução)

Entre os diversos recursos oferecidos pelo Copilot, um dos mais interessantes para apresentar às equipes de TI inicialmente é sua capacidade de diminuir atividades operacionais e repetitivas.

Mapear documentos, encontrar informações, entender padrões de uso, são atributos que a ferramenta pode entregar de maneira rápida ao profissional de TI, para que este possa se concentrar em pensar as estratégias da área. 

Como traçar um plano para uso nas operações? 

Dell/ReproduçãoTraçar um plano de ação é essencial para o bom uso do Copilot. (Fonte:Dell/Reprodução)

Para garantir o uso eficaz do Copilot nas operações de uma equipe de TI, é essencial ter um plano claro e bem definido.

Primeiramente, é importante identificar as áreas específicas do ciclo de trabalho onde o Copilot pode ser integrado. Isso inclui o desenvolvimento de novos recursos, a revisão de código, a solução de problemas e a automação de tarefas rotineiras. 

Uma vez identificadas essas áreas, deve-se estabelecer diretrizes para o uso do Copilot. Isso inclui definir quando é apropriado confiar nas sugestões, quando é necessário revisar e modificar as sugestões e os padrões de qualidade da equipe.

Além disso, é recomendável realizar treinamentos e workshops para toda a equipe. Dessa forma, você vai garantir que todos os membros estejam familiarizados com o uso eficaz do Copilot e possam aproveitar ao máximo seus recursos e funcionalidades. 

O que precisa de infraestrutura para usar o Copilot? 

(Fonte:Dell/Reprodução)O acesso à internet é um dos principais pontos para o uso do Copilot, já que tudo funciona de maneira online. (Fonte:Dell/Reprodução)

A infraestrutura necessária para usar o Copilot é relativamente simples. Como o Copilot é integrado diretamente ao ambiente de desenvolvimento, os requisitos de infraestrutura são mínimos. Tudo o que os profissionais de TI precisam é de uma conexão estável com a internet e um computador com sistema operacional Windows 11 para acessar o serviço. 

Dependendo do ambiente de desenvolvimento utilizado pela empresa, pode ser necessário instalar e configurar extensões ou plugins específicos para integrar o Copilot ao fluxo de trabalho existente 

No entanto, essas instalações geralmente são simples e podem ser realizadas facilmente seguindo as instruções fornecidas pela documentação oficial do Copilot. 

Conheça o Dell Expert Network 

Se você é um profissional de TI interessado em ter acesso às principais novidades do mercado de software, como o Copilot,  para construir arquiteturas cada vez mais seguras e instruir seus clientes com as melhores práticas de uso de nuvem híbrida, por exemplo, também deve conhecer o Dell Expert Network.

O programa da Dell foi pensado para esses profissionais, oferecendo entre as suas opções cursos nas mais variadas áreas dentro do Education Hub. Além disso, o programa também conecta profissionais de TI a especialistas da Dell Technologies.

O programa ainda conta com outras vantagens, como auxílio em projetos complexos, certificado e ferramentas exclusivas. Conheça as vantagens e inscreva-se para oferecer sempre o melhor para os seus clientes.

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