Uma transmissão ao vivo no YouTube registrou o momento do colapso da ponte Francis Scott Key, em Baltimore, em Maryland, Estados Unidos, nesta terça-feira (26). A live do canal StreamTime Live mostrou a queda da estrutura após uma de suas colunas ser atingida por um navio-cargueiro.
Segundo o site Associated Press, vários veículos caíram na água no momento do acidente, incluindo uma carreta de grande porte. Não foi divulgada a estimativa de pessoas presentes na ponte no momento da colisão, mas, além de motoristas, também havia trabalhadores responsáveis pela manutenção da ponte na ocasião.
Pouco após a ocorrência, equipes de resgate foram acionadas para procurar feridos ou vítimas. A temperatura de Baltimore chegou a cerca de -1°C, conforme apontou a CNN, e a temperatura da água chegou a 9°C, o suficiente para provocar morte por hipotermia.
A causa do acidente foi um navio-cargueiro porta-contêiner com bandeira de Singapura chamado Dali operado pela companhia Synergy. O veículo tem 300 metros de comprimento, 48 m de largura e tinha como destino o Sri Lanka, a serviço da companhia Maersk.
No vídeo, é possível ver o navio atingindo uma das colunas da ponte, colocando toda a estrutura abaixo em questão de segundos.
A transmissão do canal StreamTime continua no ar, agora mostrando os resquícios da ponte e o trabalho das equipes de resgate na região.
Trânsito de navios interrompido
Como consequência, o tráfego naval do canal foi suspenso pela Autoridade de Transporte de Maryland. A medida busca facilitar o trabalho das equipes de resgate e evitar mais acidentes. O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência.
Além disso, o espaço aéreo da região foi restrito e a agência responsável pelo controle de aviação pediu para que pessoas não utilizem drones na região.
História da ponte
A ponte Francis Scott Key foi inaugurada em 1977. A estrutura contava com mais de 3 quilômetros de extensão e quatro pistas para o trânsito de veículos. Toda a estrutura ficava cerca de 55 metros acima da água.
Fontes
Categorias