Por Adriana Campos.
Nos últimos anos, o cenário do marketing digital tem sido moldado pela ascensão dos influenciadores digitais como peças-chave nas estratégias de engajamento e conversão de marcas em todo o mundo. O alcance e a influência desses criadores de conteúdo nas redes sociais são impressionantes, capturando a atenção de milhões e moldando as tendências de consumo de uma forma nunca vista antes.
Em meio a essa revolução tecnológica, empresas de todas as formas e tamanhos têm buscado maneiras de capitalizar o poder dos influenciadores para impulsionar suas próprias marcas: 68% pretendem aumentar o investimento com marketing de influência em 2024, segundo pesquisa feita pela Influency.me. No entanto, identificar os influenciadores certos que ressoam com um público-alvo específico e estão alinhados com os valores da marca pode ser uma tarefa complexa e desafiadora.
A mesma pesquisa apontou que, entre os principais desafios enfrentados pelas marcas, 69% destacam a dificuldade que os profissionais da área têm em encontrar influencers alinhados com os objetivos e valores de suas marcas. Esse dado destaca a complexidade do cenário atual de marketing de influência e a necessidade de ferramentas cada vez mais aprimoradas para encontrar os criadores ideais e alcançar resultados significativos.
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É necessário investir na seleção cuidadosa de influenciadores.
É aqui que entramos na era da inteligência artificial e análise de dados para oferecer soluções inovadoras. Recentemente o Prêmio Inovação do SXSW 2024, o maior evento sobre inovação e tecnologia do mundo, reconheceu iniciativas que criam canais mais saudáveis para comunicação.
Na categoria de Mídias Sociais a vencedora foi a solução de monitoramento e triagem da Viral Nation. O rastreador de influenciadores é uma ferramenta digital que utiliza algoritmos para analisar e mapear a influência de indivíduos nas redes sociais. Essa tecnologia pode ser útil para empresas e marcas identificarem os profissionais mais alinhados para suas campanhas de marketing.
O grande diferencial dos recursos já existentes é que você pode definir padrões de sensibilidade alinhados com sua marca ou diretrizes de campanha, e ela digitaliza conteúdo histórico de imagens, vídeos e áudio em grande escala e com monitoramento contínuo de perfis de redes sociais em todas as principais plataformas.
Por exemplo: é possível rastrear qualquer uso indevido de seu logotipo pelos criadores desde o início, ter visibilidade nas postagens do criador sobre questões geopolíticas com as quais sua marca se preocupa, entre outros critérios.
O rastreador de influenciadores representa uma revolução na forma como as marcas podem se conectar e engajar seu público-alvo.
À medida que avançamos para um futuro cada vez mais digital, é essencial que as marcas adotem uma abordagem mais estratégica e orientada por dados para suas campanhas de marketing. O rastreador de influenciadores representa não apenas uma evolução na forma como abordamos o marketing de influência, mas também uma revolução na forma como as marcas podem se conectar e engajar seu público-alvo de maneira mais autêntica e significativa.
Com essa nova ferramenta, não estaremos apenas identificando influenciadores com base em seu número de seguidores. Estaremos olhando para métricas mais profundas, como taxa de engajamento, relevância do conteúdo e autenticidade da voz. Isso nos permitirá criar parcerias mais autênticas e eficazes entre as marcas e os influenciadores, resultando em campanhas mais impactantes e retorno sobre o investimento mais substancial.
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Em última análise, investir na seleção cuidadosa de influenciadores pode não apenas melhorar o desempenho das campanhas de marketing, mas também fortalecer a reputação e o impacto da marca no mercado. O objetivo é capacitar empresas a contarem suas histórias de forma mais eficaz e autêntica, aproveitando o poder dos influenciadores digitais e da tecnologia inovadora.
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Adriana Campos é CEO da Adtail, uma das principais agências full service de marketing digital do Brasil, que faz parte da Cadastra. Formada em Publicidade com ênfase em Marketing e Big Data pela ESPM e em Creativity and Leadership pela Universidade de Stanford.