O YouTube aparentemente decidiu liberar o modo picture-in-picture (PiP) para contas gratuitas na Europa. No Reddit, usuários relatam ter recebido a função, mesmo sem a assinatura Premium da plataforma.
O PiP é um recurso exclusivo da assinatura YouTube Premium no mundo inteiro, exceto nos Estados Unidos, onde está disponível para todos desde 2022. A função permite continuar a reprodução do vídeo em uma janela flutuante enquanto navega por outros apps.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
I have picture in picture without Premium
byu/haxoder inyoutube
De umas semanas para cá, usuários que residem na Europa perceberam que o recurso está disponível de forma gratuita. Segundo as publicações, a ferramenta estaria liberada tanto no Android quanto no iOS.
Não está claro se isso foi uma ativação proposital, ou se é apenas um teste localizado do YouTube. No final de fevereiro, o perfil oficial @TeamYouTube no X (antigo Twitter) ressaltou que a função segue exclusiva para assinantes YouTube Premium.
you can check out this resource to make sure picture-in-picture setting is turned on: https://t.co/T8tIYDNNKb note: if you’re outside the US, you’ll need a YouTube Premium membership to use PiP with any content on YouTube
— TeamYouTube (@TeamYouTube) February 25, 2024
Vale ressaltar que a novidade parece estar em distribuição somente na Europa. No Brasil, o PiP continua como uma das vantagens da assinatura YouTube Premium.
Atualmente, a assinatura custa R$ 20,90 no Plano Individual mensal. O novo valor começou a ser praticado desde setembro de 2023.
Fontes