Apesar da concorrência pesada, o YouTube é o líder isolado entre as plataformas de vídeos online no Brasil em termos de audiência. O serviço do Google foi o mais visto pelo público na TV ao longo de 2023, de acordo com um levantamento da Kantar Ibope Media.
De acordo com o estudo, 26% do tempo de consumo de vídeo nas casas foram dedicados a vídeos online, sendo que o YouTube ficou com 16,1% desta parcela da audiência que sintoniza algum serviço do tipo. Ele vence por uma larga margem rivais como Netflix (4,3%), TikTok (3,9%) e a brasileira Globoplay (0,9%) — que supera em assinantes as rivais gringas, segundo pesquisa recente.
Outros participantes da pesquisa incluem a Amazon Prime Video (0,6%), a HBO Max (0,3%) antes da mudança de nome para Max e a dupla Star+ e Disney+ (0,2% cada).
A distribuição de audiência brasileira na televisão em 2023.Fonte: Kantar Ibope
No geral, a plataforma do Google teve no ano passado quase o dobro da audiência da TV paga. Apenas os canais abertos registraram um público superior ao serviço.
A primeira colocação não é uma exclusividade nacional. Dados recentes do Nielsen nos Estados Unidos também colocam o YouTube em primeiro lugar no país entre plataformas de vídeo online.
TV "linear" ainda domina audiência no Brasil
O levantamento mostra que 26% dos brasileiros que contam com uma Smart TV acessam plataformas de vídeo online. A porcentagem é bem menor que os 74% que preferem — ou só têm acesso a — canais chamados "lineares", com programação fixa em termos de horário.
Desta parcela, 64,5% assiste à TV aberta, enquanto 9,8% fica com canais pagos ou por assinatura.
Vale ressaltar, entretanto, que o estudo tem algumas limitações. Ele não leva em conta o consumo de plataformas digitais em outros aparelhos, como dispositivos móveis. Nesse quesito, é provável que TikTok e Instagram (pela modalidade de vídeos na vertical Reels) estejam melhor posicionados.
*Matéria atualizada em 05/03/2024, às 11:45, com correções acerca da pesquisa da Kantar Ibope Media.
Fontes