Como uma Inteligência Artificial conversa com humanos?

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Seja em sites de serviços ou ainda nas mensagens diretas em redes sociais de marcas, não é incomum notar que diversas empresas são auxiliadas online por chats comandados por robôs que interagem com os clientes. Mas, como uma inteligência artificial conversa com humanos e gera respostas específicas para as demandas de quem está do outro lado da tela?

Indo na contramão das já tradicionais mensagens automáticas geradas pelos chatbots, a Inteligência Artificial Conversacional aparece para melhorar as interações entre humanos e máquinas de uma forma que atenda diferentes requisições. Isso ocorre porque a IA Conversacional vai muito além dos chatbots, já que consegue se assemelhar as interações humanas e, assim, pode ajudar os usuários de forma muito mais específica e aproximada.

Confira a seguir como funciona essa inteligência e por que esse tipo de tecnologia deve se tornar cada vez mais popular.

Como funciona a Inteligência Artificial Conversacional?

Imagem gráfica de chatbotComo uma inteligência artificial conversa com humanos? Por meio da IA Conversacional! (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A IA Conversacional opera por meio de uma aplicação que recebe dados de um ser humano e vai aprendendo a partir dessas interações. Isso costuma ser feito pela entrada de palavras faladas ou escritas.

Esta tecnologia opera a partir de três princípios tecnológicos:

  • Processamento de Linguagem Natural (PLN): técnica que possibilita que as máquinas entendam a linguagem humana. Isso acontece porque a mensagem é "quebrada" em partes menores para que a máquina aprenda o seu significado e consiga gerar uma resposta que faça sentido dentro de um contexto;
  • Aprendizado de Máquina (ML): técnica em que as máquinas aprendem por meio de algoritmos que analisam conversas anteriores, reconhecendo padrões e aprimorando as respostas;
  • Aprendizado Profundo (DL): subconjunto do ML, que treina redes neurais que passam a processar uma alta quantidade de dados. Aqui, os algoritmos identificam padrões e o contexto das conversas, gerando respostas mais personalizadas.

Qual a vantagem da Inteligência Artificial Conversacional?

chatbot iaAs conversas inteligentes agilizam processos e facilitam a interação com diferentes usuários. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Existe um movimento no mercado em que empresas estão concentrando seus investimentos em IA Conversacional ao invés dos chatbots mais convencionais. E a razão é bem simples: a IA Conversacional traz melhores resultados aos seus clientes, no que diz respeito à interação e atendimento às expectativas deles.

Basicamente, os chatbots são projetados para interagir com humanos a partir de um conjunto muito específico de parâmetros. Por conta disso, eles têm limitações para entender a linguagem natural e o contexto, e só conseguem responder se certos comandos ou palavras-chave forem acionados.

Por outro lado, a IA Conversacional apresenta uma tecnologia mais avançada. Ela consegue entender melhor a complexidade da conversação humana, fornecendo, assim, diálogos mais dinâmicos e em tempo real. Ela também aprende com as interações feitas no passado e segue aprimorando constantemente a sua compreensão da linguagem.

Conheça as soluções de IA Conversacional da Blip

Inteligência artificialA Inteligência Artificial Conversacional está revolucionando o mercado de chats de conversa inteligente. (Fonte: Blip/Reprodução)

Para quem busca aproveitar a tendência e melhorar as interações com seus clientes, a Blip fornece soluções muito eficientes.

A Blip é uma plataforma de conversas inteligentes para empresas, pensada para que todas as marcas possam evoluir a troca com seus clientes de maneira segura e completa por meio de Inteligência Artificial Conversacional.

Entre as instituições atendidas pela Blip, está a Empréstimo Sim, fintech do Santander que atua no setor de facilitação de crédito. Para aprimorar o seu atendimento, a Sim passou a adotar uma solução da empresa baseada no GPT-4.

A partir do uso dessa ferramenta, o software foi treinado para atender a base de clientes da fintech, diminuindo o tempo em que cada usuário tinha suas necessidades resolvidas. Desde a implementação, a Sim reduziu seu tempo médio de atendimento em 31,62%. Além disso, os atendentes que usam a ferramenta melhoraram sua pontuação na avaliação de satisfação do cliente em 7,47%.

Ou seja, tudo indica que a IA Conversacional veio para ficar, e cada vez mais pessoas devem utilizá-la no seu dia a dia. Clique aqui e conheça mais sobre a Blip!

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