Um novo vídeo com o ator Will Smith comendo espaguete de maneira desajeitada viralizou nas redes sociais na segunda-feira (19). Mas, ao contrário do conteúdo inusitado divulgado no ano passado, gerado por inteligência artificial (IA), a gravação recente é real, de acordo com o ator, e foi feita para zombar da tecnologia.
O material postado no perfil oficial do astro de Hollywood no Instagram começa comparando os dois conteúdos, que aparecem descritos como “Vídeo de IA de um ano atrás" e "Vídeo de IA de agora”. Na legenda, Smith brinca com a situação, dizendo que “isso está ficando fora de controle”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na parte superior da tela, o vídeo gerado por IA, compartilhado em março do ano passado, mostra uma versão distorcida do também rapper e produtor devorando macarrão rapidamente. Já no vídeo exibido na parte inferior, ele tenta recriar o conteúdo produzido digitalmente, sem usar qualquer ferramenta tecnológica.
A gravação feita agora mostra o ator real comendo espaguete em vários pratos, usando garfo e até as mãos para levar a massa à boca. Em outra parte do vídeo, Smith surge mordendo e “comendo” o cabelo de um amigo, como se os fios também fossem macarrões, talvez sugerindo um certo exagero dos geradores de imagens.
Fãs em dúvida
Alguns seguidores do ator desconfiaram que o novo vídeo em que ele aparece tirando sarro da IA também foi feito utilizando mecanismos capazes de gerar vídeos a partir de descrições textuais. “Ainda estou em dúvida se o segundo vídeo também foi feito por IA ou não”, escreveu um seguidor.
Porém, vários fãs do astro americano logo trataram de esclarecer a polêmica. “O segundo é claramente ele fazendo uma piada, mas não duvido que daqui a alguns meses as coisas ficarão assim”, disse outro, alertando sobre o rápido avanço da tecnologia.
Como destaca o ArsTechnica, o vídeo que viralizou em 2023 foi feito usando um modelo de linguagem de IA mais simples, mesmo com recursos melhores disponíveis à época. Atualmente, há opções ainda mais sofisticadas e capazes de gerar vídeos bastante realistas.
Fontes
Categorias