Imagens explícitas geradas por inteligência artificial (IA) da cantora Taylor Swift viralizaram no X, antigo Twitter, recentemente. Como contramedida, a plataforma bloqueou pesquisas relacionadas à artista.
Segundo o The Verge, uma das publicações já atingiu mais de 45 milhões de visualizações, 24 mil republicações e centenas de milhares de curtidas. Somente 17 horas depois do post, a conta responsável em questão foi suspensa por violar regras da plataforma.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O X, antigo Twitter, tenta conter a circulação das imagens falsas.Fonte: GettyImages
Dias depois, algumas das imagens falsas ainda circulavam pela rede social. O The Verge apontou que o termo "Taylor Swift AI" se tornou um dos tópicos mais discutidos em algumas regiões.
A apuração do site 404 Media concluiu que as imagens surgiram de um grupo no Telegram, em que são compartilhadas imagens explícitas de famosos geradas por IA. O grupo utiliza o programa Microsoft Designer para criar os arquivos.
- Veja também: Inteligência artificial: impactos, consequências e estratégias para combater deep nudes
X se manifesta sobre o conteúdo
Frente a popularização do conteúdo falso, o X se manifestou por meio de um dos perfis oficiais da plataforma.
Posting Non-Consensual Nudity (NCN) images is strictly prohibited on X and we have a zero-tolerance policy towards such content. Our teams are actively removing all identified images and taking appropriate actions against the accounts responsible for posting them. We're closely…
— Safety (@Safety) January 26, 2024
"A publicação de imagens de nudez não consensual é estritamente proibida no X e temos uma política de tolerância zero em relação a esse tipo de conteúdo. Nossas equipes estão removendo ativamente todas as imagens identificadas e tomando as medidas apropriadas contra as contas responsáveis por publicá-las", explicou a empresa.
"Estamos monitorando de perto a situação para garantir que quaisquer violações futuras sejam resolvidas imediatamente e que o conteúdo seja removido", complementou.
Como medida mais drástica, o X bloqueou pesquisas relacionadas à cantora, confirmou o chefe de operações comerciais, Joe Benarroch, ao jornal BBC. Segundo o executivo, essa é uma ação temporária para priorizar segurança na rede.
Nesta segunda-feira (29), caso o usuário tente pesquisar por "Taylor Swift" usando o mecanismo de busca do X, será encaminhado para uma tela de erro.
O X bloqueou buscas relacionadas a Taylor Swift de forma temporária.Fonte: Igor Almenara/TecMundo
A base de fãs de Taylor Swift criticou o X pela demora na reação aos posts, e por alguns deles ainda estarem disponíveis na plataforma. Como contramedida, a comunidade tentou esconder as imagens com clipes reais da cantora usando hashtags.
Categorias