O aplicativo do YouTube para smart TVs vai passar a exibir uma menor quantidade de anúncios durante a reprodução dos vídeos, porém os comerciais serão mais longos do que o normal. A mudança foi anunciada pelo Google nesta quinta-feira (14) e já está sendo implementada globalmente.
Essa nova experiência de anúncios mais longos e menos frequentes nos televisores estava sendo testada com um pequeno grupo de usuários desde setembro. De acordo com a big tech, o experimento foi iniciado após uma pesquisa nos Estados Unidos apontar que 79% dos expectadores preferem ver os comerciais agrupados em vez de espalhados ao longo do vídeo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O novo formato de exibição de anúncios no app do YouTube para TV já aparece para algumas pessoas.Fonte: YouTube/Divulgação
A pesquisa também mostrou que os usuários gostam de saber o tempo total restante para o fim do anúncio e a quantidade de comerciais veiculados. Com isso, será possível visualizar, no canto direito inferior da tela, a contagem regressiva para o término da publicidade e para o momento em que você pode pular a propaganda.
Algumas dessas informações eram mostradas anteriormente, porém em um layout diferente e em outras áreas da tela. Segundo a gigante de Mountain View, o novo formato de exibição de anúncios no YouTube para TV deve estar disponível para todos em breve.
YouTube Shorts passa a exibir anúncios nas TVs
Outra novidade que está chegando ao app do YouTube para smart TVs é a exibição de anúncios durante a reprodução de vídeos no YouTube Shorts. Da mesma forma que nos dispositivos móveis e no computador, você também verá propagandas enquanto assiste aos vídeos curtos na telona.
Conforme explicou o Google, a exibição da publicidade neste formato é uma maneira de ampliar o alcance das marcas que anunciam na plataforma. Dados da companhia apontam que a quantidade de visualizações do Shorts na TV cresceu mais de 100% entre janeiro e setembro deste ano.
Assim como nas demais versões do streaming, é possível pular os anúncios no YouTube Shorts para TV após o período mínimo de visualização, usando o controle remoto do seu aparelho.