Uma lista com os termos de pesquisa que mais geram dinheiro ao Google vazou esta semana durante o julgamento antitruste que a empresa vem enfrentando nos Estados Unidos. Este tipo de informação é um dos segredos mais bem guardados do buscador.
De acordo com a publicação da última quarta-feira (1) do The Verge, a seleção de consultas mais lucrativas divulgada pela gigante das buscas é referente à semana do dia 22 de setembro de 2018. Embora antiga, ela dá uma ideia de como funciona a geração deste tipo de receita, já que nem todas as pesquisas feitas na plataforma rendem dinheiro.
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Algumas palavras pesquisadas no Google são muito mais lucrativas para a empresa do que outras.Fonte: Getty Images/Reprodução
Termos como “Presidente dos Estados Unidos no ano XXXX” e “Facebook”, por exemplo, não geram receita para o Google. Já expressões como “hotéis baratos no Rio de Janeiro” ou “melhor carro novo de 2023” sugerem que o usuário está prestes a comprar algo, e acabam resultando na exibição de anúncios.
Como os anunciantes pagam ao Google para aparecer entre os primeiros resultados das buscas, termos como esses acabam gerando mais dinheiro para a companhia sediada em Mountain View. No entanto, a exibição de anúncios acontece em somente 20% das pesquisas, conforme o relatório.
Quais são os termos de busca mais lucrativos?
Segundo o site, as palavras pesquisadas no Google que mais renderam lucros ao buscador na semana de 22 de setembro de 2028 foram:
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- Seguro automóvel
- Seguro de automóvel
- Voos baratos
- Cotações de seguro de carro
- TV direta
- Faculdades on-line
- at&t
- Hulu
- iPhone
- Uber
- Spectrum
- Comcast
- Xfinity
- Cotações de seguros
- Relatório de crédito gratuito
- Seguro de carro barato
- aarp
- Lifelock
A publicação afirma que a lista está em ordem de ganhos, com as pesquisas relacionadas ao iPhone gerando mais receitas naquele período. Já quanto ao custo por clique, uma pesquisa feita em 2020 mostrou que um escritório de advocacia especializado em acidentes de trânsito na Califórnia podia pagar ao buscador até US$ 475 por clique, o equivalente a R$ 2,3 mil pela cotação atual.
Os dados referentes aos termos de busca que mais dão dinheiro ao Google foram tornados públicos após determinação do juiz Amit Mehta. No processo, a companhia é acusada pelas autoridades reguladoras de violar as leis antimonopólio dos EUA.
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