Neste sábado, 21 de outubro, é comemorado mais um Dia Nacional do Podcast – que, vale lembrar, difere do Dia Internacional do Podcast, celebrado em 30 de setembro. A comemoração nacional do formato surgiu como uma forma de homenagear o primeiro podcast brasileiro, lançado há quase 20 anos, em 21 de outubro de 2004. Tratava-se do programa Digital Minds, do podcaster Danilo Medeiros.
O formato se consolidou (e muito!) nos últimos anos no Brasil, tanto que é o país que mais consome conteúdo por podcasts no mundo. Segundo o relatório DataReportal 2023, 42% de usuários brasileiros escutam podcast semanalmente.
O Dia Nacional do Podcast é comemorado em homenagem ao lançamento do primeiro podcast brasileiro, lançado em 21 de outubro de 2004 (Foto: GettyImages)
De lá para cá, a internet mudou, mais pessoas têm acesso à rede e, felizmente, já existem vários serviços de áudio que oferecem ferramentas gratuitas para aqueles que pretendem começar a produzir um programa de áudio. Um desses serviços é o Spotify, que vem investindo com força no mercado de podcasts nos últimos anos.
Ferramentas gratuitas
Neste ano, o Spotify registrou um aumento de 36% na produção de podcasts na plataforma. O sucesso, ou parte dele, pode ser atribuído à plataforma exclusiva Spotify for Podcasters, que inclui funcionalidades similares a um estúdio de gravação, com seções para captar, organizar e editar tanto áudio quanto vídeo, além de sugestões de formatos em alta.
Pensando em promover mais interação entre os criadores e os fãs, o Spotify for Podcasters disponibiliza recursos de caixinhas de perguntas e enquetes, que deixam os ouvintes interagirem diretamente com os criadores na plataforma.
Além disso, o Spotify também disponibilizou as recém-chegadas estatísticas de impressões, que ajudam a traçar uma análise de desempenho do podcast como um todo, além de episódios individuais, com dados demográficos e contagem de streaming.
Como começar um podcast?
Em conversa com o TecMundo, a Líder de Parcerias com Criadores de Conteúdos no Spotify para América Latina, Barbara Zamberlan, falou sobre boas práticas para aqueles que pretendem começar no mercado de podcasts.
"Tudo começa com planejamento, e o primeiro passo é definir sobre o que você quer falar e qual será o melhor formato - aqui, é importante entender o seu propósito e público-alvo", comenta Zamberlan. Segundo ela, a escolha de um local adequado para a gravação também é essencial – mas calma, caso você não tenha um ambiente tranquilo para gravar, os recursos de melhora de áudio disponíveis no Spotify for Podcasters pode ser uma boa saída.
"A edição do podcast é a etapa mais técnica do processo e também pode rolar por lá. Depois de adicionar capa, título, descrição e informações relevantes, você tem um episódio pronto para ser publicado e compartilhado com o mundo" finaliza.
O podcaster Bryan Emmendörfer, do canal Colecionador de Ossos, também dá a letra. "A principal dica é a escolha do nicho. Sobre o que você gostaria de falar? Se você escolher um tema que domina, poderá trazer não só um texto relevante, mas também uma espontaneidade que com certeza pode conquistar a simpatia do ouvinte", conta o criador.
O óbvio também precisa ser dito: invista em qualidade de áudio, trilha e narração. "É basicamente o meio [áudio] pelo qual o usuário irá consumir. Quanto mais imersiva for a experiência do ouvinte, mais ele vai querer consumir o seu conteúdo."
--
Microfone USB Fifine A8 Plus
Microfone USB Fifine A8 Plus
Este microfone USB é ideal para Streaming e Podcast, possui 4 padrões polares, mute, saída para fones de ouvido, RGB e condensador para gravação vocal.