Quem navega na internet, certamente já percebeu que ela conta com diversos recursos para tornar a nossa vida mais fácil. Entre essas opções podemos mencionar os hiperlinks – uma palavra ou termo clicável que direciona o leitor para outra página.
Porém, você sabe quando ele foi criado e, especialmente, por que os hiperlinks são azuis em sua maioria? É exatamente sobre isso que falaremos a seguir.
- Veja também: Google Family Link ganha novos recursos e versão web
Quando surgiram os hiperlinks?
Antes de falar sobre os hiperlinks, é importante voltar um pouco no tempo, mais precisamente na década de 1960. Foi no ano de 1964 que a ideia de criar ligação entre páginas para facilitar a navegação dos usuários tomou forma, graças ao Project Xanadu.
Primeiro desenho de links entre páginas dentro do Project Xanadu, da década de 1960. (Fonte: Mozilla/Reprodução)Fonte: Mozilla
Nesse período, já era possível encontrar linhas sublinhadas que, quando clicadas, eram capazes de enviar o usuário de uma página para outra, funcionando como um destaque e oferecendo recursos de auxílio visual.
É a partir desse ponto que começamos a encontrar a resposta de por que os hiperlinks são azuis, e o responsável por essa ideia foi Tim Berners-Lee, visto por muitos como o principal inventor da web.
Mas afinal, por que os hiperlinks são azuis?
Os relatos que podemos encontrar disponíveis na rede indicam que o primeiro sistema operacional a usar os hiperlinks foi o Windows. Porém, em sua versão 1.0 esse recurso era visto apenas na cor preta.
O Mosaic, um dos primeiros browsers a ganhar forma em um sistema operacional, era capaz de mostrar páginas web com um fundo cinza e o texto na cor preta. Por conta disso, a única saída encontrada por Berners-Lee para fazer com que essas informações clicáveis ganhassem mais destaque era colocar o azul como referência.
Mosaic foi o primeiro navegador a apresentar a cor azul para os hiperlinks, ajudando a encontrar as áreas clicáveis de navegação entre páginas (Fonte: Design Portugal/Reprodução)Fonte: Design Portugal
Um detalhe curioso nessa história é que, se dependesse de Berners-Lee, os hiperlinks seriam todos na cor verde. Mas possivelmente, o azul era a cor mais escura possível, além de contrastar bem com o preto da fonte convencional para diferenciar esses pontos clicáveis do texto comum.
Dessa forma, em 1993 houve a padronização para esses dados, especialmente por conta da popularização do suporte aos monitores coloridos. Quando navegadores como Netscape e Internet Explorer foram lançados, o hiperlink na cor azul já era uma realidade. Foi apenas uma questão de tempo para essa ideia ser mais amplamente divulgada e conhecida por todos.
Outro ponto importante para a escolha desse cor é que hiperlinks azuis podem ser identificados por quase todas as pessoas – diferente do vermelho e do verde, que não são reconhecíveis para quem possui daltonismo ou dificuldades visuais.
Como tirar o azul do hiperlink?
Agora que você já sabe por que hiperlinks são azuis, possivelmente está se perguntando se existe a possibilidade de alterar essa cor. E a resposta é sim, dá para atribuir outra cor para esses termos clicáveis.
Para quem lida com programação de páginas, uma forma de fazer essas alterações é recorrendo ao CSS (sigla para Cascading Style Sheets, ou folhas de estilo em cascata). Essa é uma linguagem que complementa e permite formatar o HTML, adicionando novas possibilidades ao código de um projeto.
Vale lembrar que, por padrão, os hiperlinks geralmente apresentam duas cores: azul para as informações em um texto que podem ser clicadas e púrpura para interações em uma página que já foram acessadas anteriormente.
Além do azul, também podemos encontrar o púrpura como cor para hiperlinks que já foram visitados anteriormente. (Fonte: Mozilla/Reprodução)Fonte: Mozilla
Caso realmente decida fazer alterações na cor dos hiperlinks, é importante ficar atento a alguns detalhes, especialmente à acessibilidade. Afinal, nada pior do que dificultar a navegação de um usuário por conta das decisões de design de um projeto.
Os hiperlinks são encontrados apenas na internet?
A resposta simples e direta para a pergunta acima é não, já que os hiperlinks também podem aparecer por outras bandas, como no pacote Office.
Aliás, ferramentas como Word, Excel e Power Point também permitem que você faça alterações na cor de exibição do hiperlink. Você pode seguir, por exemplo, este guia rápido para alterar a cor do hiperlink no Word ou o passo a passo abaixo para o PowerPoint:
- Dentro da sua apresentação, selecione o hiperlink que terá a cor alterada;
- Acesse a guia 'Página' e selecione a seta 'Cor da Fonte' para abrir o menu de cores disponíveis;
- Encontre a cor que mais lhe agrada e clique nela, sempre lembrando de deixar uma coloração que seja destacável das demais informações e perceptíveis no projeto todo.
Gostou de conhecer a resposta sobre por que os hiperlinks são azuis? Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos para que mais pessoas fiquem sabendo as origens por trás desse recurso usado diariamente por milhares de usuários na internet.
Fontes
Categorias