O Google anunciou, nesta quarta-feira (10), durante o Google I/O 2023, que o buscador mais famoso do mundo receberá acesso a uma IA Generativa. Com a nova ferramenta, as pessoas receberão respostas completas antes de receberem indicações de links.
A novidade funciona como uma espécie de ChatGPT integrado ao Google. Ou seja, as respostas do buscador mais popular do mundo serão em formato conversacional. A gigante da tecnologia fez questão de ressaltar, porém, que a nova ferramenta ainda está em fase experimental.
“Com nossa nova experiência de IA generativa no Search, você obterá ainda mais com uma única pesquisa. Você poderá entender rapidamente as informações com um snapshot alimentado por IA e indicadores para explorar mais e maneiras naturais de perguntar”, divulgou a marca.
Com a ferramenta, a companhia de Mountain View tenta “correr atrás do prejuízo”, já que o Bing, buscador da Microsoft, e o Edge, navegador, foram integrado recentemente com o ChatGPT.
A partir da nova IA Generativa, um usuário poderá digitar no campo de pesquisa: "Quanto tempo passar no Parque do Ibirapuera com as crianças?”. Na resposta, o Google irá responder não apenas quanto tempo passear, mas trará detalhes sobre atividades a se fazer no parque, a média de preço das atrações, dicas sobre o clima e mais.
Ajudando nas compras
Além de pesquisas no buscador tradicional, o Google Shopping também terá acesso a ferramenta. Ao perguntar sobre uma bike ideal para montanhismo, por exemplo, o site responderá sobre estilos de bike, média de preços, equipamentos ideais para bicicletas direcionadas para montanhismo e mais.
A base de dados utilizará a listagem de 35 bilhões de produtos que estão à venda atualmente no Google Shopping. Serão comparadas questões sobre vendedores, marcas, avaliações e mais.