Mais um canal do YouTube de grande porte foi invadido: o Linus Tech Tips, com mais de 15 milhões de inscritos, foi hackeado e teve seu conteúdo substituído por uma live promovendo um esquema de criptomoedas que utiliza imagens falsas de Elon Musk.
A invasão foi notada por internautas na manhã desta quinta-feira (23). Após o comportamento estranho do canal do YouTube, a plataforma retirou o canal completamente do ar, dizendo que "a conta foi encerrada por violar as diretrizes da comunidade."
Além da plataforma principal do criador de conteúdo, mais dois canais do Linus Media Group também foram invadidos: o Tech Linked e o Tech Quickie, voltados para conteúdos e notícias envolvendo tecnologia, que possuem mais de 5 milhões de inscritos.
Além disso, o site de Linus Tech Tips também foi invadido. O portal ficou fora do ar na manhã de hoje (23), exibindo uma mensagem de erro ao ser acessado.
Até o momento, o youtuber Linus Sebastian e a equipe da Linus Media Group não comentaram oficialmente sobre o assunto. Enquanto o canal principal já pode ter sido recuperado, ou pelo menos teve seu alcance reduzido, os canais menores continuam exibindo vídeos com esquemas de criptomoedas.
O golpe em questão acontece em um momento oportuno: os preços das criptomoedas voltaram a subir recentemente, com o Bitcoin tendo seu maior salto de valor nos últimos nove meses. Com o interesse de mais pessoas nas moedas digitais, os golpistas tendem a aproveitar o momento para tentar enganar usuários da internet desavisados.