A Microsoft lançou o Loop nesta quarta-feira (23), após dois anos de anúncio da plataforma. A ferramenta de produtividade oferece uma maneira de trabalhar nos aplicativos do Office e gerenciar projetos, com espaços de trabalho e páginas onde é possível importar e organizar tarefas e documentos.
O novo aplicativo começou a ser projetado durante o auge da pandemia. Na época, o crescimento do trabalho híbrido gerou uma demanda por novas formas de trabalho em equipes virtuais. A Microsoft chegou a integrar um recurso parecido chamado Fluid Framework no Teams, que depois foi aparentemente esquecido.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como outros produtos da big tech, o Loop possui uma inteligência artificial integrada, que ajuda em sugestões, resumo de conversas e elaboração de textos. O serviço está disponível, de forma gratuita, para qualquer usuário que tenha uma conta da Microsoft.
Como funciona o Microsoft Loop
O Microsoft Loop foi projetado para a colaboração e a cocriação. A plataforma apresenta uma interface principal parecida os concorrentes Notion da Adobe, Figma e Amazon. As páginas do Loop são como telas em branco onde as pessoas podem compartilhar e colaborar, com modelos iniciais projetados para ajudar o usuário a usar a plataforma.
O novo recurso permite transformar qualquer página em um bloco de conteúdo em tempo real que pode ser transferido para o Teams, Outlook e Word na Web. Assim como o Google Docs, os componentes são editáveis e atualizados em tempo real. A visualização da ferramenta da Microsoft suporta até 50 pessoas editando um espaço de trabalho simultaneamente.
Os recursos de gerenciamento de projetos do Microsoft Loop permitem criar rastreadores de progresso e etiquetas personalizadas e até mesmo sincronizar tarefas com o Planner, To-Do e Trello.
O aplicativo móvel permite ainda para captar imagens. “Não se tratava apenas de tentar replicar a experiência de desktop, mas realmente de pensar em como tornar mais fácil para você consumir e fazer edições enquanto está em movimento”, disse Shane Chism, gerente de produto da Microsoft Loop.
Fontes