A Netflix liberou a personalização das legendas na televisão. A partir de agora, o tamanho, estilo e cores dos letreiros podem ser escolhidos para melhorar a experiência de visualização para espectadores, principalmente aquelas com deficiência visual ou auditiva. A opção só estava disponível para dispositivos móveis.
Os assinantes podem escolher três tamanhos de legenda (pequeno, médio e grande) e quatro combinações de cores. Além do padrão de texto branco sobre fundo transparente, os usuários podem conferir os estilos sombra (letras brancas sobre fundo negro), luz (texto preto sobre fundo branco) e contraste (texto amarelo com fundo preto).
As telas grandes, como smart TVs, são o principal dispositivo de visualização do conteúdo em streaming. Segundo a empresa Conviva, 77% dos minutos transmitidos pelas plataformas de vídeo sob demanda (VOD) no primeiro trimestre de 2022 foram visualizados em aparelhos televisores e consoles de games.
A personalização das legendas não é exclusividade da Netflix. Outras companhias também oferecem o serviço, como Amazon Prime Video, Disney+, Discovery+, HBO Max. No entanto, o Globoplay, a plataforma de streaming com mais usuários no Brasil, ainda não oferece o recurso.
Acessibilidade na Netflix
Novo recurso de personalização de legenda na TV aumenta acessibilidade da plataforma de streamming. (Fonte: Netflix/Reprodução)Fonte: Insira a fonte
Há aproximadamente um ano, a Netflix criou um selo para indicar o conteúdo com opções de acessibilidade, como audiodescrição e closed captions, sem a necessidade de acessar as configurações. A empresa também expandiu a oferta desses recursos e aumentou a dublagem em dezenas de idiomas.
A empresa disponibiliza mais de 11 mil horas de audiodescrição em mais de 30 idiomas. Além disso, a Netflix tem um catálogo de 50 shows e filmes que apresentam pessoas com deficiência e promove exibições acessíveis nos Estados Unidos.
Fontes