E se você conseguisse consumir conteúdos presentes no YouTube de diferentes localidades e línguas? Com o novo recurso de áudio multi-idiomas, que foi anunciado nesta quinta-feira (23), isso será possível.
Agora, criadores de conteúdo da empresa pertencente ao Google poderão dublar seus vídeos em línguas diferentes para que eles atinjam uma audiência ainda maior. A novidade funcionará para vídeos novos e já existentes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com a plataforma, não apenas youtubers com grandes audiências, que se conectam com pessoas de diferentes partes do mundo, terão acesso ao recurso de áudio. Todos os criadores poderão utilizá-lo, o que, claro, também é benéfico para o próprio YouTube, que poderá difundir ainda mais seus projetos ao redor do mundo. A ferramenta é uma iniciativa da própria central de vídeos e foi desenvolvida pelo time da rede.
Assistir vídeo no YouTube em diferentes línguas? Agora, isso é possível, graças a uma nova funcionalidade da plataforma.Fonte: Pixabay
Apesar disso, o YouTube informa que, para disponibilizar tracks com diferentes áudios, os criadores terão que firmar parcerias com dubladores profissionais (ou seja, não será permitido, pelo menos por enquanto, que os produtores de conteúdo sejam também os dubladores).
Uma vez que os vídeos estejam na plataforma, os usuários poderão escolher, no menu do vídeo, se querem ativar a dublagem oferecida pelo criador, que poderá escolher quais línguas irão contemplar em suas obras. Legendas também continuarão sendo uma opção.
Testes antes do lançamento
A ferramenta passou por alguns testes iniciais antes de ser anunciada oficialmente. As análises foram feitas com a ajuda de um pequeno grupo de criadores e o recurso foi utilizado em 3,5 mil vídeos, publicados em 40 línguas diferentes.
De acordo com os resultados divulgados pelo YouTube, cerca de 15% do watch time dos vídeos dublados veio justamente de usuários que assistiram os conteúdos em línguas que não eram a original. Além disso, apenas em janeiro, vídeos dublados somaram 2 milhões de horas assistidas diariamente.
Inicialmente, o recurso de linguagem está disponível apenas para conteúdos mais longos (vídeos tradicionais), não abrangendo Shorts. Contudo, o YouTube revelou que já está testando a funcionalidade também no formato mais curto. A opção para ajustar a linguagem do áudio está disponível para todos os formatos: desktop, mobile, tablets e TVs.
Fontes