O coreano é uma das línguas que mais cresce no aplicativo de aprendizado de idiomas Duolingo. Os principais motivos são a popularidade da cultura sul-coreana, especialmente o K-pop e os K-dramas (popularmente conhecimentos como doramas), segundo o relatório anual da plataforma
"Um dos principais motivadores ao se aprender um idioma, é complementar o estudo com coisas que você gosta, como assistir filmes e séries e escutar músicas na língua que está aprendendo”, afirma Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil. Contudo, no caso do coreano, o interesse pela indústria do entretenimento impulsiona a procura de cursos sobre o idioma.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O coreano foi o sétimo idioma mais popular da plataforma e teve um aumento de 29% em usuários ativos mensalmente no curso da língua para falantes de inglês. O idioma é o mais estudado em quatro países, Brunei e Filipinas onde desbancou o interesse pelo japonês, e está entre os cinco mais populares na China, Índia, Japão, Tailândia e Vietnã.
- Veja também: K-pop: 8 documentários para conhecer melhor o gênero
No Brasil, os estudantes de coreano são multilíngues, estudando em média três idiomas no Duolingo no ano passado. São Paulo é a região com maior dedicação ao estudo do coreano, seguido pelo Acre e Paraná.
O idioma coreano pelo mundo
O coreano tem mais de 77 milhões de falantes, sendo o 13a língua mais falada do planeta. O idioma é oficial na Coreia do Sul e da Coreia do Norte e tem populações consideráveis de falantes também na China e nos Estados Unidos.
O coreano é uma língua considerada difícil para falantes de português ou inglês, especialmente porque a ordem das frases é sujeito-objeto-verbo. Aprender o idioma do K-pop e K-dramas é uma jornada que pode levar até 88 semanas ou 2.200 horas de estudo, enquanto o português requer apenas 24 semanas ou 600 horas.
Importância do entretenimento para a Coreia do Sul
Governo da Coreia do Sul decidiu investir na cultura para o desenvolvimento econômico do país. (Fonte: Budiey/Flickr/Reprodução)Fonte: Budiey/Flickr/Reprodução
O sucesso do K-pop foi um dos principais fatores que contribuiu para a ascensão recente do soft power da Coreia do Sul. A indústria musical coreana é altamente sofisticada, e os grupos de K-pop passam por intensos treinamentos antes de serem lançados ao público, o que tem garantido uma performance excepcional e o reconhecimento global.
Ao longo dos anos, a Coreia do Sul também tem investido em outras áreas da produção cultural, como séries de TV e filmes, literatura e games, sobretudo dentro do universo de K-dramas. Como resultado, a cultura coreana se tornou ainda mais atraente e acessível para pessoas de todo o mundo, fortalecendo ainda mais sua presença no cenário global.
A cultura pop coreana tornou-se uma parte fundamental da economia do país, com uma receita anual estimada em bilhões de dólares. Além disso, a indústria do entretenimento tem sido uma forma importante para a Coreia do Sul amplificar sua presença no cenário global e influenciar a opinião pública internacional.
Categorias