Cerca de dois meses depois de anunciar a nova política que desmonetiza vídeos com palavrões, o YouTube disse que está "fazendo alguns ajustes" na nova abordagem. A política de restrição às palavras de baixo calão irritou diversos criadores de conteúdo da plataforma.
O grande problema da política anti-palavrão é que ela também foi aplicada a vídeos enviados antes da regra. Segundo a medida, vídeos com xingamentos nos 15 primeiros segundos ou com "uso focal" do vocabulário chulo tinham os anúncios removidos ou limitados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Nas últimas semanas, ouvimos muitos criadores sobre essa atualização. Esse feedback é importante para nós e estamos fazendo alguns ajustes nesta política para atender às suas preocupações. Entraremos em contato em breve com nossa comunidade de criadores assim que tivermos mais para compartilhar”, disse Michael Aciman, porta-voz do YouTube, ao site The Verge.
Os criadores foram surpreendidos com o YouTube desmonetizando vídeos publicados antes da nova regra.Fonte: Christian Wiediger/Unsplash
A política do site de vídeos do Google de desmonetizar conteúdos com palavrões busca garantir que as publicações sejam adequadas para os anunciantes. Todas as palavras, das mais leves às mais pesadas, são tratadas igualmente na regra.
Além da questão dos palavrões, o YouTube também tem uma nova política sobre conteúdo violento, que pode afetar streamers de videogames. Do mesmo modo, a mudança atinge vídeos publicados na plataforma antes da decisão. Sobre esta, ainda não há ajustes revelados pelo serviço.
Fontes