Análise de dados a favor da estratégia do negócio nas redes sociais

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Equipe TecMundo

O mercado precisa entender uma dura verdade: não existe estratégia de redes sociais sem análise de dados e metrificação.

Quando falamos de dados no marketing digital, e especificamente nas redes, estamos tratando-os no mesmo nível que a Comunicação. Ambos andam lado a lado, pois tudo que é produzido e compartilhado só é válido como estratégia para uma empresa se puder ser analisado.

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Aproveitar todo o potencial que as redes sociais possuem para gerar insights e infinitos bancos de dados é mais que essencial. Pense comigo: são nas redes que as pessoas expõem seu dia a dia, suas experiências, expectativas, necessidades, desejos e opiniões. São exatamente essas informações que qualquer marca quer entender sobre o consumidor. Os dados estão aí e o acesso é fácil, basta sabermos compilar e utilizá-los de forma estratégica. 

Aí é que entra a necessidade de especialização, ou seja, dos profissionais de Social Media Intelligence.

Marketing e dadosSão nas redes que as pessoas expõem seu dia a dia, suas experiências, expectativas, necessidades, desejos e opiniões

São esses especialistas que estão por trás de cada post, por mais que eles pareçam despretensiosos. Pode visitar as mídias sociais das grandes empresas e ter certeza que, para cada publicação, houve o trabalho intenso de um time que analisou resultados da página, comportamento do consumidor e cada passo dado pelos usuários durante a experiência naquele espaço.

Tudo isso é feito para entender qual o melhor caminho a seguir nos próximos posts, em uma constante otimização. Os números não mentem. Eles permitem que a comunicação seja assertiva, que surja conexão verdadeira entre marca e seguidores, e que a empresa aproveite as melhores oportunidades para se posicionar.

Para ilustrar ainda mais, olha só alguns dos insights e ações possíveis a partir da Social Intelligence:

  • Estabelecer o perfil do público e as personas do negócio;

  • Compreender quais editoriais geram mais conversa entre marca e seguidores;

  • Captar o sentimento médio dos usuários em relação aos conteúdos;

  • Avaliar quantidade e tipo de menções – positivas, negativas ou neutras – da marca em determinado período;

  • Descobrir quais influenciadores são mais populares com aquele público;

  • Saber qual a taxa de retenção dos conteúdos divulgados.

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Essas e muitas outras descobertas estão “escondidas” nos dados das redes sociais. São insights especialmente importantes para as mídias pagas, já que os anúncios devem ser altamente otimizados para render o melhor retorno sobre o investimento. Com os dados observados nos posts orgânicos, já é possível ter uma boa noção do tipo de conteúdo mais aceito pelo público.

Por fim, é preciso ficar claro que cada marca terá suas próprias ações a partir do que for descoberto com o Social Intelligence. Algumas grandes empresas já utilizam esses dados para ajudar no lançamento de novos produtos e serviços, ou mesmo para prever crises e revertê-las a tempo.

O monitoramento constante das redes sociais é como um termômetro com vários indicadores, mas o principal é sempre entender o que está ou não dando certo na comunicação da empresa. 

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Larissa Silva é Coordenadora de Comunicação na Raccoon.Monks, agência de soluções digitais full service com clientes como Natura, XP Inc., Google, Nubank, C&A, Grupo Big e YDUQS. A empresa se fundiu, em 2021, ao grupo S4 Capital, holding de publicidade digital fundada por Martin Sorrell, passando a se chamar Raccoon.Monks

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