Se você quer criar uma página na internet, deve ter se perguntado como hospedar um site? Será que é necessário um conhecimento técnico? Será que só profissionais de TI conseguem fazer a hospedagem? Se você pensou que não seria capaz de fazê-lo, estamos aqui para te ajudar.
Atualmente, com as soluções práticas e fáceis do mercado, mesmo um leigo em TI consegue colocar um site no ar em poucos cliques. Por isso, preparamos este texto para te ajudar a entender melhor como o processo funciona.
Use todas as dicas que trouxemos aqui, sem moderação, e, ao final da leitura, aproveite um cupom Hostinger para ter até 82% off nas hospedagens de sites, além de descontos em Cloud e VPS.
Como funciona a hospedagem de sites?
Hospedagem e domínio podem ser duas palavras estranhas para quem ainda não está familiarizado com a criação de um site, mas fique tranquilo. Abaixo, vamos explicar didaticamente a diferença entre os termos, o que eles significam e como você pode usá-los em benefício do seu negócio.
Sabe o Facebook, o Google, o Twitter e todos os outros sites do mundo? Eles precisam de um servidor para existir, ou seja, de um centro de dados que guarde todas as informações do site e coloque essas informações no ar sempre que ele é acessado por um usuário. Essas ações de armazenamento e de envio de informações, feitas pelo servidor, é o que chamamos de hospedagem.
Quando você quer colocar um site no ar, até mesmo um blog ou uma loja virtual, você precisa de um servidor que seja capaz de hospedá-lo. Já falamos mais aprofundadamente a respeito da importância da hospedagem e como escolher a melhor para o seu site, caso queira se aprofundar.
Um adendo importante: quanto mais acessos o seu site tiver, mais potente terá que ser o servidor que você contratou para hospedá-lo. Se for um site que tem milhares ou milhões de acessos por dia, por exemplo, esse servidor terá que ser ágil para suportar o esse fluxo e responder a todos esses acessos, enviando as informações necessárias para cada um deles.
Sabe quando aquela banda bem famosa vem fazer um show no Brasil pela primeira vez e, ao acessar o site para comprar os ingressos, você encontra uma tela de erro? Ou o site simplesmente não termina de carregar?
Esses são apenas dois exemplos comuns do que pode acontecer quando uma hospedagem não dá "conta do recado" em relação ao número de acessos e fluxo de navegação por segundo.
Para evitar contratempos e que o seu site caia por conta da alta demanda e fluxo de acessos, use esse cupom de desconto Hostinger e garanta a melhor hospedagem, com o melhor preço.
Como registrar um domínio?
Antes de entender como registrar um domínio, é importante deixar claro o que significa e sua função.
O que é um domínio?
Imagine o seguinte: toda residência ou comércio, seja em uma casa ou um apartamento, precisa de um endereço, que é constituído por um logradouro (rua, avenida etc), um número, um complemento, um bairro, uma cidade, um estado e um CEP.
Fazendo uma analogia para efeito de comparação, o domínio do site de uma empresa é o endereço dessa empresa no ambiente virtual, o caminho que pode ser acessado por qualquer pessoa para encontrar a sua página. Para isso, basta que o usuário digite esse domínio na "barra de endereço" (www.nomedosite.com.br).
Uma dica: muita gente não sabe, não é obrigatório registrar e hospedar o site no mesmo servidor. No entanto, é interessante que tudo isso seja feito pela mesma empresa para que a gestão completa do site esteja num só lugar e que a solução de problemas possa ser feita de maneira integrada.
Qual o melhor domínio para o meu site?
Diante de tantas opções, como escolher o melhor nome para o meu domínio?
Se você vai criar o site de um negócio é importante pensar em criar a marca juntamente com o domínio. Assim você checa se o nome que você escolheu está disponível para uso na internet.
Caso o domínio já tenha sido registrado por outra pessoa você não poderá usá-lo e vai ficar mais difícil para os seus clientes encontrarem a sua empresa ou o seu serviço.
Dê preferência a colocar apenas o nome da marca como nome do site no seu domínio, para que fique tudo muito intuitivo.
Registrando um domínio
Você só registra seu domínio depois de comprá-lo. Se o Domínio Top-Level (TDL) estiver atrelado a um órgão brasileiro, você precisará de um CPF ou CNPJ válido para vincular a ele. Esses documentos não podem ter qualquer tipo de restrição ou pendência com a Receita Federal.
Neste tutorial em vídeo você vê em 5 minutos como fazer todo o processo:
Se o domínio que você comprou faz parte da sua hospedagem Hostinger, basta clicar em "Plano", no Painel de Controle.
Insira seus dados, como nome, endereço, cidade e CPF. Feito isso, a equipe de Customer Success entrará em contato para finalizar o processo.
Falaremos um pouco mais do assunto abaixo.
Passo a passo para hospedar seu site
Preparamos explicações bem simples sobre como hospedar o seu site na Hostinge, confirar:
1. entre no site.
2. clique na aba "Hospedagem". Depois, "Hospedagem para site" (para sites pequenos e médios) ou "Hospedagem Cloud" (para projetos de grande escala);
3. confira os planos disponíveis, bem como o que cada um oferece em termos de custo-benefício e verifique qual deles melhor atende suas necessidades;
4. depois de escolher o plano que faz mais sentido para o seu negócio, clique em adicionar ao carrinho;
5. em seguida, selecione o pacote do plano. São 4 opções de pacotes (imagem abaixo). Escolha o que preferir;
6. depois, forneça um endereço de e-mail para criar a sua conta;
7. para finalizar a compra, confirme o valor que aparece do lado direito da tela, escolha a forma de pagamento de sua preferência e clique em "Enviar pagamento seguro";
8. com a compra finalizada, você poderá acessar sua conta da Hostinger para fazer toda a gestão da hospedagem do seu site. Lembre-se que será necessário fazer uma confirmação de criação de conta acessando o seu endereço de e-mail;
9. agora, você precisa fazer o registro do domínio. Lembre-se de todas as dicas passadas para você a respeito desse assunto nos tópicos anteriores. Importante: depois que você registrar o domínio clicando em "Registrar domínio", não será possível alterar, então, digite com muita atenção e confirme antes de clicar;
10. preencha os dados cadastrais solicitados;
11. em "Detalhes do contato", insira todos os dados com muita atenção;
12. volte no seu e-mail e valide os dados cadastrados clicando no link enviado pela Hostinger;
13. retorne à sua conta e escolha o domínio que acabou de registrar para fazer a hospedagem;
14. uma página com todas as opções e ferramentas de hospedagem disponíveis para a conta que você comprou vai se abrir;
15. acesse o gerenciador de hospedagem da sua conta Hostinger;
16. agora, escolha qual ou quais plugins seu site terá, defina o e-mail e acerte o layout e o design de acordo com suas preferências.
Tutorial em vídeo sobre como hospedar um site
Se preferir, acesse o vídeo abaixo e veja como funciona todo processo de hospedagem:
Agora que você já sabe com quem contar para ter um site de sucesso, é só botar a mão na massa e fazer sua página bombar na internet!