A nova ferramenta de bloqueio de rastreamento de aplicativos do navegador DuckDuckGo para Android está disponível para todos os usuários da plataforma. A novidade, anunciada nesta quarta-feira (16), chega com a missão de aumentar a privacidade em todo o sistema operacional.
Oferecido em modo beta aberto, o recurso “App Tracking Protection” permite bloquear rastreadores de terceiros em todos os apps instalados no celular, o que significa uma “privacidade mais abrangente e segmentação menos assustadora”, segundo o browser. A novidade é semelhante ao App Tracking Transparency da Apple.
Como explica o DuckDuckGo, uma pessoa que tenha 35 apps instalados no smartphone está sujeita a enfrentar de 1 mil a 2 mil tentativas de rastreamento diárias, por mais de 70 empresas. Uma simples consulta à previsão do tempo é suficiente para a coleta de dados pessoais, incluindo localização, número de telefone, e-mail e dados do dispositivo.
O recurso ajuda a melhorar a privacidade do usuário.Fonte: DuckDuckGo/Divulgação
É nesse momento que a proteção contra rastreamento de apps entra em ação. A versão mais recente da funcionalidade passou a mostrar ao usuário quais rastreadores estão tentando monitorar o telefone e que tipo de dados eles buscam, antes de impedir a atividade de coleta das informações.
Ativando a proteção
O bloqueador de rastreamento de apps do DuckDuckGo para Android pode ser encontrado na versão 5.143.1 do browser, disponível para download na Google Play Store. Após baixar ou atualizar a edição instalada no celular, siga o caminho Configurações > Mais do DuckDuckGo > Proteção contra rastreamento de apps.
Habilitando o bloqueador de rastreadores de apps.Fonte: DuckDuckGo/Divulgação
Cabe ressaltar que o recurso funciona configurando o navegador focado em privacidade como uma VPN no celular, para filtrar o tráfego de outros apps e bloquear os rastreadores. Por isso, é exigida a permissão para usar uma conexão VPN ao habilitar a ferramenta.
Fontes
Categorias