O YouTube Shorts passará a ser disponibilizado em TVs a partir desta segunda-feira (7). Lançado no Brasil em junho de 2021, o formato de vídeos curtos da plataforma disponibiliza conteúdos de até 60 segundos em telas maiores. Atualmente, 1,5 bilhão de usuários assistem os materiais todos os meses.
Os Shorts estarão disponíveis diretamente da página inicial do YouTube, mas também nos canais dos criadores de conteúdo. Para acessar os conteúdos é preciso de uma Smart TV de 2019 ou posterior. Também vale considerar que o formato é compatível com consoles de videogame ou dispositivos de streaming.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
YouTube Shorts agora está disponível também em TVs.
Entre os recursos disponíveis no lançamento inicial, a plataforma disponibilizará a ferramenta de likes ou dislikes, além de permitir que um usuário faça sua inscrição em canais. O Google promete, no entanto, que mais recursos serão disponibilizados no futuro.
Criado especialmente para vídeos em formato vertical e com pouca duração, o Short é a resposta do YouTube para plataformas como TikTok e Instagram Reels. A empresa afirmou que foi necessário juntar equipes de gerência de produtos, engenharia, design e pesquisa para levar os vídeos para as telas maiores, além de testar diversos formatos até chegar neste mais otimizado.
Como usar o YouTube Shorts na TV
Para acessar os vídeos curtos dentro do aplicativo do YouTube em TVs, basta que o usuário role a página e encontre a área destinada aos Shorts.
O usuário também pode pausar ou continuar uma reprodução utilizando o controle remoto. Clicando na seta para a direita, o aplicativo pode exibir informações do vídeo, como título e descrição. Para rolar a página dos Shorts e ver um próximo vídeo, basta clicar na seta para baixo — ou para cima, para ver o anterior.