O Spotify está acusando a Apple de dificultar a venda de audiolivros através dos apps. Em nota divulgada na última terça-feira (25), o serviço de streaming diz que a big tech realiza práticas “anticompetitivas” que “sufocam a concorrência”.
Em setembro deste ano, a opção de audiolivros foi lançada pela plataforma de música nos EUA. Entretanto, as regras da Apple – que cobra comissões de até 30% para compras dentro de aplicativos disponíveis na App Store e impede o direcionamento para pagamentos externos – torna o processo de compra de conteúdo bem confuso.
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Audiolivros chegaram ao Spotify em setembro.Fonte: Spotify/Divulgação
Segundo o Spotify, a Apple rejeitou três vezes o formato de venda proposto pelo serviço de streaming por ir contra as políticas da App Store. Então, a empresa cita que a big tech muda as “regras arbitrariamente, tornando-as impossíveis de interpretar”.
Para não infringir as normas, a plataforma esconde os preços dos audiolivros e não oferece a opção de compra diretamente pelo app. Ao selecionar o material desejado, o usuário recebe um e-mail com um link externo para a aquisição do livro.
O Spotify diz que essa solução dificulta a comparação de preços, visto que os valores são apenas revelados no e-mail. Tal como, a política da App Store prejudica autores e editores que “se encontram sob o controle da Apple”.
CEO do Spotify diz que Apple muda as regras da App Store para prejudicar concorrentes.Fonte: Thibault Penin/Unsplash
Ações para prejudicar concorrentes
Daniel Ek, CEO do Spotify, criticou severamente as regras da Apple. Segundo o executivo, a Maçã abusa da ausência de regulação dos governos em mercados em que atua.
“Com o lançamento de nossos audiobooks, a Apple provou mais uma vez o quão está abertamente disposta a mudar as regras da App Store constantemente para prejudicar os concorrentes”, disse Ek.
Indiretamente, o CEO do Spotify fez referência ao Apple Books. Para ele, ao impor o “imposto Apple” de 30% sobre as compras através da App Store, a Maçã evidentemente dificulta a competição entre os serviços de audiolivros.