O Shutterstock anunciou nesta terça-feira (25) uma parceria com a OpenAI, aprofundando os laços criados em 2021, quando as duas companhias trabalharam juntas para evoluir o uso de IA na geração de imagens. A finalidade dessa nova colaboração é a criação e comercialização de imagens feitas por Inteligência Artificial, permitindo que o sistema gerador de imagem DALL-E 2 seja integrado ao banco e disponibilizado exclusivamente na plataforma para todo o mundo.
O sistema DALL-E 2 é uma ferramenta criada pela OpenAI que permite gerar imagens a partir de palavras, após um amplo treinamento para o sistema entender comandos de texto. A inserção dessa inteligência artificial na Shutterstock está prevista para ser lançada nos próximos meses.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As the go-to partner for all things creative, we zero in on anything new and interesting in the industry - right now, that's AI-generated art. See what's possible with insights and collections from two of our in-house creators: https://t.co/7s26VI8orf pic.twitter.com/oooalRmhMl
— Shutterstock (@Shutterstock) October 25, 2022
Fundo de pagamento para artistas
Enquanto a adoção da tecnologia pode ser considerada um grande passo para a "democratização" da arte, o uso de inteligência artificial para fins artísticos também costuma render críticas. Para alguns artistas visuais, o sistema é considerado um perigo, pois alguns projetos de geração de imagens acabam pegando trabalhos da internet sem consentimento para treinar IAs.
Fonte: iStockFonte: iStock
Para evitar possíveis conflitos com esses profissionais, a Shutterstock garante que artistas com trabalhos usados para a evolução da inteligência artificial serão “compensados” pelo auxílio no desenvolvimento dessa tecnologia. A contribuição será feita através de royalties vindos de um novo fundo criado pela empresa.
Apesar de a companhia prometer que artistas serão compensados, a companhia ainda deixou pontas soltas no ar. Até o momento, a empresa não revelou quanto e como os artistas saberão se são elegíveis para receber pelo seu trabalho na ajuda do "avanço" da plataforma de IA de geração de imagens.
Fontes
Categorias