Revelada durante a Google I/O 2022 em maio, a central de anúncios da gigante das buscas começou a ser liberada hoje (20) para os usuários em todo o mundo. Com a ferramenta, é possível ter um maior controle a respeito das peças publicitárias visualizadas na internet.
Denominada “Minha Central de Anúncios”, a funcionalidade permite controlar que tipo de propaganda você deseja ver ao utilizar as plataformas do Google, incluindo o buscador, YouTube e Discover. Também será possível bloquear anúncios indesejados, como afirmou a companhia de Mountain View.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao configurar o recurso, o internauta tem ainda a chance de ver mais anúncios das suas marcas e assuntos preferidos e menos sobre outros tipos de temas. Está em busca de smart TVs para a Black Friday, notebooks para comprar no Natal ou de hotel para se hospedar na praia? Basta sinalizar tais opções na central.
Controlando temas e marcas que você deseja ver nos anúncios.Fonte: Google/Divulgação
Na nova central de anúncios do Google, o usuário também consegue limitar a exibição de publicidade sobre bebidas alcoólicas, apostas, sites de relacionamento, perda de peso e mais conteúdos sensíveis. Outra alternativa é desativar a personalização de anúncios, o que pode levar à visualização de propagandas menos relevantes para o seu perfil.
Dados coletados
Com a Minha Central de Anúncios do Google, a big tech afirma que dará uma maior clareza em relação ao tratamento dos dados coletados. Nela, é possível conferir e controlar quais informações são utilizadas para a exibição de anúncios direcionados, como a localização e o histórico de atividades online.
Uma das possibilidades é bloquear o uso do histórico do YouTube para a personalização da publicidade, por exemplo, evitando que a atividade recente influencie quais anúncios serão mostrados. Anteriormente, esses dados eram usados pelas plataformas pertencentes à empresa de forma automática.
A novidade, que está sendo liberada gradualmente e deve estar disponível para todos em breve, substituirá as páginas “Configurações de anúncios” e “Sobre este anúncio”. Ela também poderá ser acessada na opção de gerenciamento da conta Google, lembrando que é preciso estar logado para visualizar e modificar as configurações.