Imagina pedir um Uber para uma viagem de 15 minutos e receber uma cobrança equivalente a mais de R$ 200 mil pelo trajeto de apenas 6 km de distância. Foi o que aconteceu com um usuário do app de transporte na Inglaterra, conforme relatou o The Independent na última semana.
A cobrança inusitada ocorreu com o estagiário Oliver Kaplan. Depois de terminar o expediente no restaurante em que trabalha, na região de Manchester, ele solicitou uma corrida para levá-lo até um pub onde estavam seus amigos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com Kaplan, usuário frequente do aplicativo, o preço indicado no momento da solicitação era de aproximadamente 11 libras esterlinas, o equivalente a R$ 65 pela cotação atual. Satisfeito com o valor, o jovem confirmou o pedido e aguardou a chegada do carro.
Na simulação, o app indicou o valor correto ao usuário.Fonte: Unsplash
Ele contou que o trajeto foi feito normalmente e o valor da viagem seria descontado em sua conta. Mas ao acordar no dia seguinte, de ressaca, o estagiário tomou um susto ao visualizar a notificação da Uber indicando que o saldo bancário era insuficiente para pagar a corrida, cuja taxa havia ficado em 35 mil libras esterlinas (R$ 207 mil).
App definiu a Austrália como destino
A reação de Oliver foi ligar imediatamente para a central de atendimento do app, para contestar a cobrança errada da Uber. Depois de alguns minutos, o atendente descobriu o que gerou o valor astronômico da corrida: por algum motivo, a plataforma definiu a Austrália como o destino do usuário.
Reconhecendo o erro, a companhia ajustou a cobrança para o valor correto da corrida, de 10,73 libras esterlinas (R$ 63,71), deixando o passageiro aliviado. Apesar da rápida solução fornecida pela empresa, ele disse acreditar que se tivesse a quantia cobrada originalmente em sua conta provavelmente enfrentaria uma longa batalha para conseguir o reembolso.
Fontes